Inicialmente, as remessas do imunizante estavam restritas às capitais brasileiras.
Pará de Minas foi uma das 47 cidades mineiras aprovadas para receber a vacina contra a Covid-19 da Pfizer. A primeira remessa do imunizante, com 1170 doses, chegou ao Município nesta segunda-feira, 24 de maio. Além delas, na 20ª entrega de imunizantes pela Gerência Regional de Saúde, foram liberadas 640 doses da Coronavac para reforço.
Inicialmente, as remessas do imunizante da Pfizer estavam restritas às capitais brasileiras. Para a liberação da dose para os municípios do interior mineiro, o Ministério da Saúde considerou população superior a 79 mil habitantes, equipe capacitada para administração das doses e distância máxima em até 2h30 min em relação à Belo Horizonte. Foram exigidos ainda o uso integral de todas as doses recebidas em até quatro dias após o recebimento das mesmas.
A validade máxima depois de aberto o frasco, conservado de dois a oito graus, é de 6 horas.
Devido à necessidade dos cuidados específicos recomendados para o imunizante, ele não será utilizado na vacinação pelo sistema drive thru. Sua aplicação será feita em salas de vacina nas unidades de saúde determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em Pará de Minas, a aplicação da vacina da Pfizer começou nesta terça-feira, 25 de maio, com a imunização das gestantes e puérperas até 45 dias, com comorbidades.