Terceiro lote doado pela mineradora Vale vai beneficiar a Atenção Básica no Município
A Prefeitura de Pará de Minas recebeu, na última segunda-feira (28), o terceiro e último lote de equipamentos e mobiliário doados pela mineradora Vale para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As doações foram viabilizadas pela inclusão de Pará de Minas no Programa Ciclo Saúde, cujo objetivo é cooperar tecnicamente com o fortalecimento da Atenção Básica. Chegaram à cidade tablets, notebooks, televisores, celulares e roteadores, que fazem parte das ações desenvolvidas pelo Programa.
Para o Prefeito Elias Diniz, todos esses equipamentos servirão para facilitar e agilizar ainda mais os atendimentos aos cidadãos. “Em breve, a população poderá agendar consultas pelo próprio celular. Já aquele que não tem condições, ou não tem o domínio da ferramenta, pode ir a uma unidade de saúde, onde haverá um profissional capacitado para atendê-lo”.
Segundo o Prefeito, há uma preocupação especial do Município com a atenção primária, e, portanto, ela necessita sempre de todos os recursos para manter o bom funcionamento. “Além do treinamento das equipes, da qualificação, precisamos das ferramentas tecnológicas. Esse terceiro lote nos traz essas ferramentas, que irão auxiliar nossos agentes de saúde”, afirma.
Wagner Magesty, Secretário Municipal de Saúde, diz que a chegada dos equipamentos é extremamente importante para o processo de informatização e dinamização dos protocolos de atendimento da atenção primária. “Esse processo não finaliza aqui. A participação, o treinamento, o matriciamento e a implantação da telemedicina nas Unidades Básicas de Saúde se inicia através de toda essa tecnologia que está sendo implantada”.
O Secretário ressalta ainda que os equipamentos serão incorporados ao patrimônio municipal. “Eles serão devidamente identificados, etiquetados e distribuídos às unidades que necessitam. Algumas estão com aparelhos já velhos e ultrapassados, que serão substituídos”, completa.
Todas as UBSs estão contempladas e todas as Equipes de Saúde da Família (ESFs) participarão e serão beneficiadas pelo Programa Ciclo Saúde. Constituem o Programa as seguintes ações:
◦ Formação de equipes de profissionais da Atenção Básica por meio de oficinas conceituais e práticas
◦ Aprimoramento dos processos de trabalho por meio do estímulo à implantação de práticas de educação em saúde
◦ Doação de instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica (mobiliários, equipamentos e materiais educativos)
◦ Apoio ao Aprimoramento da Gestão e de Políticas Públicas Municipais: Educação Permanente e Sala de Situação em Saúde