Mais de 600 atletas passaram pela cidade.
Pará de Minas recebeu, de 17 a 20 de outubro, a Dale Hand Cup, uma competição que reuniu na cidade 30 equipes de handebol de Belo Horizonte, Divinópolis, Martinho Campos, Nova Lima, Nova Serrana, Pará de Minas, Piumhi e Sete Lagoas.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, a competição reuniu 600 atletas de todas as categorias do handebol, mirim, infantil, cadete, juvenil, adulto e master. “Esse primeiro ano foi um projeto-piloto. Nosso objetivo, a partir do próximo ano, é transformar a Dale Hand Cup em uma competição nacional. Em dois ou três anos, ela deverá ser internacional. Diferente de outras competições que acontecem pelo estado, aqui foram reunidos atletas de todas as categorias”, disse Rodrigo Tavares, organizador da competição.
“Os organizadores pediram espaço para realizar essa competição intermunicipal de handebol e a Prefeitura fez questão de atender. Foi mais um evento para presentear Pará de Minas com o esporte. Essa modalidade faz parte da nossa história, já tivemos aqui, inclusive, atletas que foram para a seleção brasileira e foram campeões pan-americanos de handebol. Não é de hoje que esse esporte revela talentos e promove a nossa cidade”, disse Paulo Francisdale, Secretário Municipal de Esporte Lazer e Turismo.
Lívia Nicole Leite da Silva, 15 anos, veio de Nova Serrana participar da competição. Ela, que joga handebol desde os nove anos, viu no evento de Pará de Minas uma oportunidade de crescimento no esporte. “É uma oportunidade única, uma experiência diferente pra gente que está acostumado a participar somente de campeonatos pequenos. Aqui viemos para aprimorar as habilidades, fortalecer e crescer”, disse a atleta.
Os jogos foram realizados nos poliesportivos Professor Daniel de Oliveira Barbosa e da Praça de Esportes.