Recursos serão viabilizados através de projeto apresentado em Brasília
Pará de Minas será a primeira cidade da região a contar com um hospital público para atendimento a animais de estimação. O projeto para a construção do hospital, no novo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi levado até Brasília, onde recentemente foi realizada uma visita por uma comitiva política pará-minense. A proposta inicial é construir uma clínica para atender cães e gatos de pequeno porte, com a ampliação em seguida para um hospital.
O investimento para a criação do hospital veterinário foi conseguido através de uma emenda parlamentar apresentada pelo Deputado Federal Diego Andrade. São cerca de 2 milhões de reais, que já permitem a abertura de um processo licitatório para a construção. O hospital oferecerá, gratuitamente, consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x, exames de laboratório, setor de urgência e emergência, além de medicação e adoção.
Segundo o Prefeito Elias Diniz, a comitiva pará-minense estava em Brasília quando foi convidada pelo Deputado Federal Diego Andrade para uma reunião com os Senadores Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira. “Já tínhamos pleiteado anteriormente a vinda desses recursos, e fomos até lá para confirmar a possibilidade de obter esse investimento”, afirma.
Ainda segundo o Prefeito, a implantação da clínica fará com que a cidade atenda às demandas relativas à saúde dos animais. “No segundo momento, essa área poderá ser ampliada, para tornar-se um hospital. Com isso, atenderá não somente Pará de Minas, mas também a região. O nosso objetivo é cumprir esse lado sanitário voltado para os animais, mas que também contribui para a saúde das pessoas, pois muitos desses animais estão em suas casas e podem transmitir doenças”, finaliza Elias Diniz.