Jovem atleta representou o Brasil em competição realizada na República Tcheca.
A atleta do vôlei Bruna Dutra tem levado o nome de Pará de Minas para todos os cantos do Brasil e recentemente até para outros países. A jovem de apenas 17 anos foi selecionada para a integrar a equipe da escola que representou o Brasil, por meio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), no Campeonato Mundial Escolar de Voleibol. A competição reuniu 28 países na cidade de Brno na República Tcheca no mês de junho.
A atleta começou a jogar vôlei há cinco anos nas aulas de educação física na Escola Estadual Coronel João Ferreira em Pará de Minas. “Depois eu procurei um projeto e encontrei o ‘Érica Vôlei’ onde comecei a treinar. Participei do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) e do JIMI (Jogos do Interior de Minas) e por causa dessas competições fui convidada para ir para a cidade de Varginha estudar e treinar. A Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, onde eu estudo no sul de Minas, venceu competições em nível de estado, representou Minas Gerais no Brasileiro e o Brasil no Mundial”, contou Bruna.
O Projeto Social Érica Vôlei, onde Bruna Dutra se formou, oferece aulas gratuitas para jovens atletas pará-minenses desde 2010. “Temos nesse período conseguido um resultado muito positivo com esses jovens, é uma oportunidade que eles têm. Além da Bruna, temos o José Geraldo e o Luís Nascimento que já foram convocados para a Seleção Brasileira em suas categorias. São oportunidades que o esporte traz para essa garotada”, disse Tânia Maria Mendonça, Professora de Vôlei do Projeto.
Em 2017 Bruna participou do Jepam. Representando a Escola Estadual Fernando Otávio, a equipe foi campeã do vôlei feminino. De acordo com o Gerente de Esportes da Prefeitura de Pará de Minas, o esporte escolar é uma vitrine para os jovens atletas. “O esporte estudantil hoje é fundamental para a formação dos atletas. Esses projetos como o Érica Vôlei é um complemento do trabalho feito nas escolas. É nas escolas que se incentiva o treinamento e a vontade de competir”, disse. “Foi uma oportunidade única. Nunca pensei em sair da cidade para jogar vôlei”, completou Bruna Dutra.
A seleção da Confederação Brasileira do Desporto Escolar ficou em quarto lugar no Campeonato Mundial Escolar de Voleibol.