Prefeitura e IPHAN realizam exposição de artistas na cidade histórica.
A riqueza da arte produzida em Pará de Minas ganhou destaque nacional mais uma vez. Uma iniciativa da Prefeitura e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – reuniu 39 artistas pará-minenses em uma exposição na cidade de Tiradentes, uma das mais visitadas de Minas Gerais. São quadros e esculturas que poderão ser vistas na Galeria do Sobrado Ramalho, por gente do mundo inteiro até o dia 27 de setembro.
A abertura da exposição foi na noite do dia 5 de setembro e contou com a participação de grande parte dos artistas. “Eu trabalho com arte, vivo dela há alguns anos, sou profissional de arte. A minha trajetória foi em São Paulo e fora do país, mas a oportunidade de expor com a minha gente está sendo muito importante”, disse o Artista Plástico Geraldo Lacerdine.
“Nosso trabalho poderá ser visto por pessoas do mundo inteiro. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, disse Heloísa Xavier, Artista Plástica, coordenadora do Grupo de Produção de Cerâmica da Escola de Artes e Ofícios Sica, que também expõem em Tiradentes.
Levar a arte de Pará de Minas até Tiradentes faz parte do projeto de valorização da cultura proposto pela Prefeitura e que já realizou dezenas de eventos e intervenções administrativas com esse objetivo. “Nosso objetivo é dar oportunidade aos artistas de nossa cidade de apresentar a sua arte para o mundo. Tiradentes recebe vistantes do mundo todo. É isso que a gente quer, romper fronteiras, levar o trabalho dos nossos artistas pra todas as pessoas, dando a eles esse incentivo”, disse o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte. “Essa possibilidade de receber artistas de uma cidade do interior é muito interessante. Isso traz outro perfil de turista para conhecer nosso patrimônio em Tiradentes”, disse Camila Ciccaroni, Responsável Técnica do IPHAN em Tiradentes.