Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ministraram palestras aos estudantes.
Em abril, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas foi a responsável por mostrar aos adolescentes que participam do Parlamento Jovem da Câmara Municipal a importância da prevenção e do combate à violência contra a mulher. Na sexta-feira, 27 de abril, aconteceu a última palestra sobre o tema. “É preciso prevenir esse tipo de violência que tem índices muito altos. São justamente os adolescentes os mais atingidos. Por isso, trouxemos esse assunto a esses jovens. Oportunidades com essa são boas para fortalecer a disseminação das informações”, disse Marília Araújo, Assistente Social do CRAS Central.
“É muito importante essa parceria entre o poder executivo e o legislativo. Palestras como essa abrem os olhos das pessoas sobre a realidade da violência contra a mulher. Temos que acabar com isso e realizar mais políticas públicas para combater essa violência”, disse o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos.
O Parlamento Jovem é um programa de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais de todo o estado. O objetivo é a formação política voltada aos estudantes do ensino médio. Em Pará de Minas, 90 adolescentes alunos das Escolas Estaduais Ângela Maria de Oliveira, Avany Villena Diniz e Nossa Senhora Auxiliadora participam das atividades do Parlamento Jovem. “Foi uma ótima oportunidade para nós conhecermos mais sobre os temas apresentados pelo Parlamento Jovem, ainda mais sobre a violência contra a mulher”, disse o jovem Vítor Torres Pereira, 17 anos, aluno Escola Estadual Avany Villena. “É um aprendizado que vamos levar para fora. É uma oportunidade de criar novas ideias e espalhá-las por aí”, disse Cristina Alves Lima, 16 anos, aluna Escola Estadual Avany Villena.