Desde 2017, a Prefeitura não para de investir na conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
A Casa Maria Xavier Capanema, imóvel tombado como patrimônio de Pará de Minas foi reformada pela Prefeitura e em breve será reaberta. A equipe do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural esteve no local para acompanhar os retoques finais da obra. “As cores originais permaneceram e o material usado no piso foi o mesmo madeiramento que tinha. Conseguimos colocar tábuas envernizadas. Precisamos tirar o assoalho de madeira que não tinha mais condições e conseguimos preservar parte do porão. A parte hidráulica antiga também foi mantida”, disse Karina Morato, Arquiteta e Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Foram aproximadamente oito meses de trabalho. “Quando recebemos a casa, encontramos o piso em muito desgastado. Não era mais possível usar o imóvel para qualquer função”, completou Karina.
A reforma do imóvel de quase 200 anos confirma a preocupação da Prefeitura de Pará de Minas com a preservação da história e da cultura do município. “Nesses dois anos de gestão, praticamente todos os aparelhos da Secretaria de Cultura sofreram interferências. A Casa da Cultura e a Escola de Artes receberam reformas. Investimos também no Museu e na reestruturação da Escola Municipal de Música. A Casa Maria Xavier Capanema recebeu um investimento próprio do Município de cerca de R$ 90 mil. Por meio de parcerias público-privadas, estamos entregando à sociedade um setor extremamente organizado, bem estruturado e com seus aparelhos em ordem”, disse o Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte.