Levantamento avaliou serviços em vários setores, como clínicas médicas, blocos cirúrgicos, pediatria, pronto socorro e maternidade, por exemplo
Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelos hospitais filantrópicos, como é o caso do Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, a entidade está conseguindo atender bem aos milhares de pacientes de toda a região. Esta é a conclusão da Pesquisa de Satisfação realizada nos meses de fevereiro, março e abril, cujo resultado acaba de ser divulgado. Ao todo foram realizadas cerca de 300 entrevistas, com pacientes e acompanhantes.
Os resultados foram considerados altamente positivos, tendo em vista o elevado índice de satisfação nos atendimentos do Pronto Socorro, Setor de Internação, Enfermagem, Assistência Médica, Fisioterapia, Laboratório, Serviço de Imagem, Alimentação e Limpeza dos Ambientes. Todos esses quesitos receberam mais de 90% de aprovação.
A Pesquisa de Satisfação ainda avaliou separadamente a prestação de serviços nas clínicas médicas, blocos cirúrgicos, pediatria, pronto socorro e maternidade. Os resultados também foram bastante favoráveis, com o reconhecimento dos pacientes e seus acompanhantes sobre a qualidade do atendimento. A maioria das avaliações ficou entre “bom e ótimo”.
Ao comentar os resultados o administrador do Hospital, Clelton Pacheco, afirmou que, além de nortear as ações, os índices estimulam funcionários e médicos da Casa, já que o reconhecimento foi espontâneo. Segundo ele, o HNSC ainda tem muitos desafios a serem vencidos. Um deles são as melhorias no Setor de Rouparia, cujo enxoval precisa ser renovado, por isso a instituição vai buscar apoio junto aos empresários no sentido deles ajudarem a patrocinar a renovação da roupa de cama.
Nessa nova fase, de avaliação frequente dos atendimentos, o HNSC também está investindo mais na transparência de suas ações e elas podem ser acompanhadas pela população através das redes sociais da instituição, ou seja, site (www.hnscpm.org.br), Facebook (facebook.com/hnscpm/) e também pelo Instagram (@hnscpm).
A opinião pública, assim como pacientes e acompanhantes também têm linha direta com a diretoria, através da Ouvidoria, para sugestões e até mesmo críticas, pois elas contribuem para o aprimoramento da prestação de serviços.
Intervenção
A Prefeitura de Pará de Minas decretou a intervenção do Hospital Nossa Senhora da Conceição em novembro de 2017, depois da instituição ter tido suas portas fechadas. Os atendimentos foram retomados e, desde então, as decisões sobre funcionamento, prestação de serviços e gestão estão sendo tomadas de forma compartilhada, pelo Município e pelo Conselho Superior da Irmandade Nossa Senhora da Conceição.