Procura por plantas com propriedades curativas motivou a realização de curso em Pará de Minas.
O Senar Minas em convênio com o Sindicato Rural de Pará de Minas e parceria com a Emater, a Cooperativa de Processamento de Alimentos (Cooproali) e Prefeitura de Pará de Minas realizou. entre os dias 15 e 19 de outubro, o Curso de Manuseio de Plantas Medicinais. O treinamento foi oferecido a 11 pessoas, a maioria integrante da cooperativa, que fica no Bairro Prefeito Walter Martins.
Os participantes aprenderam técnicas de manipulação, desidratação e sobre as propriedades terapêuticas de plantas encontradas na região. “A nossa abordagem foi baseada no trabalho que o pessoal desenvolve na horta comunitária, uma iniciativa muito bacana com o apoio da Prefeitura. Essa capacitação, que teve o apoio técnico da Emater, foi para melhorar aquilo que eles já vem fazendo”, disse Marcos Guião, instrutor do Senar. Ele destacou também que foi um curso prático. “Tivemos a oportunidade de fazer um trabalho de campo. Vimos várias plantas medicinais que estão no cerrado. Aqui na região, vocês têm uma farmácia no campo. Só temos que saber reconheceras plantas”.
“Esse curso em parceria com o Senar veio para atender a uma crescente procura pelas plantas medicinais, pelo natural, pelo chazinho da vovó e as pomadinhas caseiras. As plantas medicinais têm um valor curativo muito bom. e Estamos resgatando essa tradição. Por isso, trouxemos esse curso para a unidade produtiva”, disse Kênia Lasmar, Extensionista da Emater.
Késsia Mendes, uma das integrantes da Cooproali, participou do curso que teve duração de 40 horas. “Foi um curso muito bom e produtivo. Não ficamos somente na sala de aula e aprendemos muitas técnicas nas aulas práticas. Tive também a oportunidade de conhecer novas plantas medicinais e como manipulá-las”, disse.
A Prefeitura apoiou a realização do curso por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. “Agradecemos a parceria da Emater, do Senar e do Sindicato Rural. Foi uma grande oportunidade de aprendizado. Para a Cooperativa foi importante para qualificação dos associados. Agora, eles poderão aplicar esse novo conhecimento na produção e assim melhorar a renda”, disse o Secretário Vilson Antônio dos Santos.