Medida de enfrentamento ao surto da doença visa reduzir movimento na UPA 24 horas
A partir deste sábado, 4 de abril, a Policlínica estará aberta nos finais de semana e feriados, das 8 às 16 horas, para atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas relacionados à dengue – principalmente dores de cabeça, nas articulações e febre. Esse atendimento especial será prestado, inclusive, na próxima quinta-feira, dia 9, e na Sexta-feira da Paixão, 10 de abril. O objetivo da iniciativa é ampliar a oferta de atendimento à população e reduzir o fluxo de pacientes na UPA 24 Horas.
Segundo a enfermeira Ana Paula Lara, Diretora da Policlínica, moradores de todas as regiões da cidade somente poderão buscar atendimento para a dengue no local, nos sábados, domingos e feriados. Durante a semana, os pacientes que apresentarem os sintomas da doença deverão se dirigir à Unidade Básica de Saúde à qual são referenciados. Ana Paula ressalta que, para o atendimento, é necessária a apresentação de documentos pessoais e do Cartão do SUS.
Vale destacar que a reativação da chamada Unidade Sentinela na Policlínica é uma medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento ao surto de dengue em Pará de Minas. “É importante que a população tenha consciência de seu papel no combate à doença. Nossos agentes estão trabalhando, mas as pessoas devem fazer a parte delas, mantendo seus quintais limpos e eliminando os focos do mosquito transmissor da doença”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty