Objetivo é evitar o deslocamento até a UPA, cujos atendimentos já superaram sua capacidade
Com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento aos pacientes que apresentam sintomas da dengue e reduzir o tempo de espera na UPA 24 Horas, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o horário de funcionamento da Policlínica, da UBS da parte baixa do Santos Dumont e do Grão-Pará. Até a próxima sexta-feira, a Policlínica atenderá das 17 às 21h, pessoas com dor de cabeça, febre, dores nas articulações e sintomas similares aos da dengue. Também para atendimento exclusivo desses casos, as UBSs do baixo Santos Dumont e do Grão-Pará atenderão das 16 às 21 horas. Nessas unidades de saúde, poderão ser atendidos não apenas os moradores dos bairros em que elas estão localizadas, mas também aqueles que residem na região.
As escalas especiais de atendimento estão sendo definidas conforme o registro do número de casos suspeitos de dengue. “Durante a quinta e a sexta-feira da Semana Santa, abrimos a Policlínica e a UBS do Grão-Pará e atendemos em cada uma dessas unidades quase 200 pessoas. No sábado, a Policlínica também funcionou e, com isso, diminuímos um pouco o movimento na UPA, onde o número de atendimento aumentou consideravelmente. Normalmente, mensalmente, 7 mil pessoas são atendidas lá. Em abril, já estamos ultrapassando as 10 mil pessoas atendidas”, explicou Paulo Duarte, Secretário Municipal de saúde. O Secretário destaca ainda que, nos horários especiais da Policlínica e das UBSs, somente são atendidos casos com suspeita de dengue.
De acordo com Paulo Duarte, até ontem, 22 de abril, foram notificados 790 casos de dengue. Destes, 41 foram confirmados e 200 descartados. “Estamos em estado de alerta. É importante que a população tenha consciência de seu papel no combate à dengue. Estamos com uma equipe completa de Agentes de Combate a Endemias, que estão trabalhando nas ruas, visitando residências e fazendo trabalho educativo nas escolas, mas isso não adianta se as pessoas não fizerem a sua parte, eliminando focos do Aedes aegypti e mantendo seus quintais limpos”, enfatizou.