Evento discutiu políticas públicas para o setor.
A Prefeitura de Pará de Minas, realizou na terça-feira, 4 de dezembro, o 3º Seminário para População em Situação de Rua. Dezenas de profissionais das áreas da saúde, assistência social e educação, além de representantes da sociedade civil se reuniram com objetivo de entender mais sobre a realidade das pessoas que vivem nas ruas. “Esse terceiro seminário nos provoca uma reflexão sobre a importância de trabalharmos preventivamente, fazer com que haja um acolhimento dessas pessoas e sejam dadas a elas oportunidades para reintegração familiar e social”, disse o Prefeito Elias Diniz que esteve no evento. “É sempre bom falar sobre políticas públicas voltadas a pessoas em situação de rua, porque é um assunto que às vezes não é muito discutido e acabamos não formando opiniões. Esse seminário foi importante por isso”, disse Nádia Nogueira, Coordenadora do Centro Pop.
Um dos palestrantes foi o Professor da UFMG e Coordenador Geral e Acadêmico do Programa Polos de Cidadania da Universidade, André Luís Freitas Dias. “Eventos como esse são fundamentais, já que a questão da população em situação de rua é um fenômeno mundial. É um tema que precisa ser melhor compreendido e menos estigmatizado justamente para que essas pessoas tenham mais garantias de direitos”, disse o especialista.
“Foi um conteúdo que nos ajudou bastante a definir as políticas públicas para esse público. Assim podemos prestar um serviço melhor para a comunidade”, disse Vilson Antônio dos Santos, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins e organizado pelo Centro Pop que, só este ano, já realizou mais de cinco mil atendimentos a pessoas em situação de rua. “Eu fico muito feliz em voltar a Pará de Minas depois de três anos. O trabalho do Centro Pop é, sem sombra de dúvidas, uma referência para o Estado”, completou André Luís.