Crise motivou decisão da Administração Municipal. Comboio escoltado vai buscar combustíveis para abastecer os postos da cidade.
O Prefeito Elias Diniz decretou Situação de Emergência em Pará de Minas na manhã de quarta-feira, 30 de maio. Depois de uma reunião com empresários donos de postos de combustíveis, ficou definido que um comboio de com 12 caminhões-tanque sairia da cidade, escoltado pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal, para abastecimento na Refinaria Gabriel Passos, em Betim. “Esse comboio deve estar de volta à cidade até o final da tarde. Assim vamos, aos poucos, normalizando a situação do abastecimento”, disse o Prefeito Elias Diniz.
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio do Procon Municipal, emitiu uma Notificação Pública direcionada aos postos de combustíveis limitando abastecimento de gasolina e etanol a R$ 100,00 por veículo e R$ 30,00 por motocicleta. Ficou proibida também a venda de combustível em galões sem a devida certificação do INMETRO, como garrafas pet ou garrafões de água mineral, por exemplo.
A prioridade no abastecimento será para ônibus de transporte coletivo e veículos de serviços essenciais como ambulâncias e viaturas policiais.
O Decreto criou também um Comitê de Gerenciamento de Crise, presidido pelo Prefeito Elias Diniz e composto por secretários da Administração Municipal e Proco. Esta equipe vai propor e adotar medidas preventivas, acompanhar a situação nos postos e dos serviços essenciais como saúde, educação transporte público, coleta de lixo e abastecimento de água e energia elétrica. A decisão também dispensa a Prefeitura de Pará de Minas de realizar licitação para bens necessários às atividades, em resposta ao desabastecimento de insumos médicos, por exemplo.