Ordem de serviço já foi dada. Obras devem começar na próxima semana.
A Prefeitura de Pará de Minas deu a ordem de serviço para o início da obra de construção da ponte da Rua Cardeal Hugolino, entre os bairros Dona Tunica e Senador Valadares. A estrutura vai reestabelecer o tráfego de veículos e pedestres no local, interditado desde o final de 2018, quando uma forte chuva destruiu a pista e a canalização do Córrego Água Limpa que passa por baixo da via.
Seguindo todo o processo exigido pela lei, a Prefeitura realizou dois processos licitatórios, um para a elaboração do projeto e o outro para a realização da obra. Agora, a empresa tem o prazo legal para começar a obra até o dia 14 de outubro. “Ao invés de simplesmente fazermos um reparo paliativo, optamos por fazer uma ponte. A população que precisa dessa rua para se deslocar de uma região para outra, pode ter certeza que a execução da obra agora será o mais breve possível. A gente sabe que é uma obra grande, mas a empreiteira que venceu a licitação tem toda a capacidade técnica de executar a obra. Se não houver nenhum contratempo, causado por condições meteorógicas, nós entregaremos essa obra em três meses”, explicou o Prefeito Elias Diniz.
A obra está orçada em mais de R$ 470 mil. A ponte terá 15 metros de comprimento por 11 de largura. “Essas medidas consideram as passagens para pedestres nas duas laterais. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura acompanhará de perto toda a execução da obra”, disse Elias.
Diferente da estrutura que havia anteriormente, a nova ponte vai garantir segurança para pedestres e motoristas. “No final de 2018, quando a chuva destruiu parte da rua, programamos uma obra em caráter emergencial, nós iríamos construir uma galeria. Mas, durante o processo, caiu uma chuva muito pesada em Pará de Minas e a parte da rua, cortada pelo Ribeirão Água Limpa, foi destruída, levada pela água. Então, não compensava mais fazer a galeria, vimos que a necessidade aqui era mesmo a construção de uma ponte mista de concreto e estrutura metálica, pensamos no futuro e na segurança da população. Será uma ponte bem estruturada e planejada”, disse o Vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Zezé Porfírio.