Ações incluem monitoramento e conservação do manancial
A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente começou nesta segunda-feira (7) a colocar em prática o Programa de Conservação da microbacia do Ribeirão Paciência. O objetivo é estabelecer o monitoramento e outras ações necessárias à preservação do manancial.
José Hermano Franco, Secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, chamou a atenção para o fato de o programa estar começando exatamente durante a semana do meio ambiente. Ele diz que o ribeirão tem uma importância estratégica para a região, abastecendo-a até hoje. “Trata-se de um programa de conservação ambiental. Nós precisamos cuidar dessa bacia. Para isso, estamos preocupados não só com a qualidade, mas também com a quantidade de água que está sendo produzida”.
De acordo com José Hermano, a equipe da Secretaria já está na primeira propriedade. “Checaremos todas as necessidades, para cercamento, plantio, tratamento de esgoto. A partir daí, podemos passar a ter projetos específicos”. Ele diz que um recurso foi conseguido para a manutenção nas mais de 300 barraginhas instaladas na região. “Já verificamos que há necessidade de uma atenção especial a elas, para que cumpram a função de captar a água das enxurradas, reabastecer o lençol freático e preservar o solo, além de aumentar a sustentabilidade hídrica”, completa.