Previsão é de que uma nova escola seja construída no povoado em 2022
Na manhã desta terça-feira (27), na Prefeitura de Pará de Minas, o Prefeito, Elias Diniz, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais, reuniram-se com representantes da comunidade de Meireles, com o Promotor de Justiça Delano Azevedo, o Advogado Rodrigo Campos e o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (Aepam), Ildes Pacheco. O objetivo da reunião foi discutir a destinação de recursos da Vale para a realização de obras em Meireles.
Ao todo, são 1,5 milhão de reais da mineradora a serem investidos no povoado. Porém, ficou acordado também o repasse de mais 3 milhões de reais por parte da Prefeitura, para outros investimentos. A previsão é de que uma nova escola seja construída, bem como uma grande quadra esportiva. Além disso, uma reestruturação será feita no posto de saúde.
Para Elias Diniz, a reunião foi muito produtiva. Segundo ele, a intenção inicial era destinar a parte referente aos recursos da Vale para a reforma da escola de Meireles. Porém, devido ao alto custo, os planos mudaram. “Só para reformar a escola, nossos técnicos avaliaram o custo da obra em quase 1 milhão de reais. Ou seja, praticamente dois terços do dinheiro iriam para a reforma. Optamos então por entrar com mais recursos e construir uma nova escola”, disse o Prefeito.
A nova escola será um modelo para a região. De acordo com Elias Diniz, ela será a maior dos povoados pertencentes a Pará de Minas. “Educação é o melhor caminho para o desenvolvimento de qualquer lugar. A ideia é iniciar a construção já em 2022 e, em seguida, faremos as adequações com os recursos da Vale”, concluiu.
Agora, a Prefeitura aguarda a resposta dos representantes da comunidade de Meireles, que farão uma análise das propostas apresentadas, uma vez que adaptações são necessárias nos locais onde as futuras construções serão feitas. Caso haja uma resposta positiva até a próxima quarta-feira (4), um processo licitatório será aberto para a execução das obras.