Foram realizadas obras de recuperação e preservação da Sub-Bacia do Velho Chico.
A Prefeitura de Pará de Minas e o Governo do Estado, por meio da Emater, entregaram na quinta-feira, 14 de junho, as obras de Recuperação e Preservação da Sub-Bacia do Rio São Francisco em Pará de Minas.
Foram investidos aproximadamente R$ 200 mil na construção de terraços e barraginhas e na readequação ambiental de estradas com o objetivo melhorar a conservação do solo e da água. Ações deste tipo resultam na proteção das nascentes dos cursos d´água que alimentam o Velho Chico. “Estamos completando dez anos de revitalização do Velho Chico com um aporte de quase R$ 50 milhões. Por mais expressivo que possa parecer esse valor, para revitalizar o Rio São Francisco temos que falar em bilhões de reais, mas sabemos que é de suma importância vencermos essa força de atrito”, disse o Superintendente de Desenvolvimento Social e Ambiental da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAPA, Rodrigo Carvalho Fernandes. “É muito importante essa possibilidade do IBAMA destinar recursos de multa que ele arrecada de empresas que causam algum dano ambiental nesse processo de revitalização do Velho Chico”, completou João Carlos Guimarães, Gerente da Emater.
O evento reuniu no gabinete do Prefeito autoridades e representantes da Emater, Ima e Codevasf. Elias Diniz aproveitou a oportunidade para cobrar do Governo de Minas a continuidade do projeto, já que Pará de Minas tem mais de 1800 quilômetros de estradas rurais. “Em Pará de Minas, 60% da economia é gerada pelo agronegócio. Por isso, temos que ter atenção à manutenção das estradas rurais que são vias de escoamento da nossa produção. Solicitamos mais uma vez a continuidade e ampliação do projeto, já que foram recuperados apenas seis quilômetros e meio”, disse o Prefeito Elias Diniz.