Interessados em obter o documento devem comparecer à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, das 8h às 16h
Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas e o Governo de Minas, por meio da Polícia Civil, será realizada nesta terça, 15, uma ação especial para a confecção de Carteiras de Identidade. Será um mutirão realizado pela Comissão Volante do Instituto de Identificação do Estado de Minas Gerais na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, das 8 às 16 horas.
“A Carteira de Identidade é um documento essencial na vida do cidadão. Além de trazer dignidade, ela confere segurança para as pessoas. Vamos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dar todo o suporte necessário para que seja atendido o maior número possível de pessoas em Pará de Minas”, ressaltou o Prefeito Elias Diniz. Segundo ele, há uma meta pactuada para que sejam confeccionadas até 300 Carteiras de Identidade no mutirão, para pessoas de todas as idades, incluindo a primeira e a segunda via do documento.
De acordo com o Delegado Regional Carlos Henrique Gomes Bueno, a Polícia Civil, sensibilizada pelos problemas gerados pelas chuvas em Minas, decidiu realizar o mutirão nos municípios mais afetados por inundações, para atender aqueles que perderam o documento ou que querem fazê-lo pela primeira vez. “Pará de Minas será contemplada com a visita da Comissão volante do Instituto de Identificação para que, com a equipe da Polícia Civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, possamos fazer muitas Carteiras de Identidade para a população da cidade e da zona rural, que foi duramente atingida pelas chuvas”, explicou.
A responsável pelo Posto de Identificação de Pará de Minas, Ana Paula de Carvalho, orienta os interessados na Carteira de Identidade a apresentar os seguintes documentos: original ou cópia autenticada da Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados) e número do CPF, caso queira incluí-lo no documento, além de duas fotos 3 x 4 e comprovante de endereço atualizado. Os menores de 16 anos deverão comparecer à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social acompanhados por pai, mãe ou responsável legal, que necessitarão apresentar documento com foto. Aqueles que tiverem o documento roubado ou furtado também deverão apresentar o Boletim de Ocorrência.
A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Para a confecção da segunda via do documento é necessário o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), no valor de R$ 95,41, cuja guia pode ser conseguida no site do Governo de Minas Gerais (www.mg.gov.br). Aqueles que precisarem da segunda via e que não têm condições de quitar a guia deverão buscar orientações no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no qual são cadastrados.