43 câmeras já estão funcionando. Sistema implantado em Pará de Minas se destaca pelo uso da inteligência artificial, que permite análise e combinação de imagens de alta definição
Na manhã da última segunda-feira (8), foi inaugurado oficialmente o Sistema de Videomonitoramento Olho Vivo. O evento, realizado no quartel da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Pará de Minas, contou com a presença de autoridades políticas, lideranças empresariais e comunitárias e integrantes do Comando da Polícia Militar.
O elevado grau de detalhamento das câmeras instaladas em pontos estratégicos é o que diferencia o sistema de videomonitoramento que está sendo implantado em Pará de Minas dos que são normalmente vistos na maioria dos municípios brasileiros. Os sistemas comuns permitem apenas a visualização das imagens capturadas. O de Pará de Minas possibilita, também, graças ao uso da inteligência artificial, a análise e a combinação das imagens de alta definição captadas pelas câmeras.
Bastante modernas, as câmeras do Olho Vivo permitem a identificação de placas, marcas, cores dos veículos e até mesmo detalhes das roupas e a expressão facial de pessoas em circulação pelas vias públicas da cidade. Na primeira fase, o sistema de Pará de Minas conta com 43 câmeras, das quais 8 fixas e 35 móveis. No mês que vem, serão implantadas mais 15. Já para o ano que vem, a expectativa é chegar a um total de 86 câmeras instaladas, inclusive na Zona Rural.
As imagens captadas são transmitidas, por rede ótica, em tempo real para a central de operações, no quartel da Polícia Militar. Além disso, elas também são gravadas, contribuindo para a tomada de decisões e para as ações dos policiais, com efeitos diretos na segurança pública. Os benefícios da operacionalização do sistema vão além de garantir maior segurança para a população. Elas podem subsidiar a gestão do trânsito, do transporte e de outros serviços públicos ofertados à população.
O Prefeito Elias Diniz destacou a tecnologia do sistema, principalmente a presença da inteligência artificial em sua concepção. Além do combate à criminalidade, o Prefeito diz que as inovações permitem ao Município verificar, de forma mais eficaz, demandas de trânsito, por exemplo. Dentre as melhorias geradas pelo Olho Vivo, estão o controle da frota de veículos do transporte público, verificando as rotas percorridas por um determinado veículo.
“A tecnologia permite o controle dos semáforos, programando o funcionamento deles de acordo com o horário, gerando mais fluidez no trânsito. Há também a possibilidade de verificar a quantidade de veículos que entrou ou saiu da cidade em determinado período, ou analisar qual via necessita de duplicação ou de implantação de rotatória. Tudo isso nos auxilia significativamente.”
Elias Diniz observou ainda que o sistema já vem mostrando resultados, pois está funcionando plenamente. Isso foi possível após um período de testes, necessário até que houvesse a homologação definitiva de todas as câmeras.
“Existem questões como a luminosidade e a adaptação durante a noite. O Olho Vivo tem condições de operar com ausência total de luz, mas, para isso, é preciso fazer adequações. E temos os testes dos alarmes, importantes quando algumas situações são detectadas. Assim, a Polícia Militar pode operar com agilidade, dando mais segurança à nossa cidade.”
Além da saúde, a segurança pública é prioridade em Pará de Minas e em Minas Gerais, de acordo com o Deputado Federal Diego Andrade, que compareceu à inauguração. Líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados, ele afirma que os esforços em prol da segurança têm feito com que o Estado seja, atualmente, o mais seguro do país.
“Neste ano, devemos bater o recorde em investimentos em segurança pública. São viaturas novas chegando, novas tecnologias e muito mais, que dão força e logística à Polícia Militar. Os índices mostram que os resultados já estão aparecendo e devem ser ainda maiores.”
Para o Comandante da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar, Tenente-Coronel Geraldo Elias de Araújo, o Olho Vivo é inovador, e potencializará muito o sistema de segurança em Pará de Minas. Ele destaca a capacidade da tecnologia em proporcionar uma maior mobilidade e rapidez das equipes para identificarem ocorrências e deslocarem-se até os lugares.
“As câmeras do Olho Vivo podem ser consideradas os olhos do policial militar. Onde não é possível a Polícia estar presente fisicamente, as câmeras fazem esse trabalho. Com isso, um indivíduo ou um veículo suspeito podem ser detectados com mais facilidade, para que as viaturas compareçam ao local e registrem o fato”, enfatizou o Comandante.