Capacitações foram feitas em parceria com o Senar e a Uaitec
Na noite da última quarta-feira (20), na Câmara Municipal, aconteceu a entrega de certificados a alunos dos cursos de Informática Básica e Cuidador de Idosos, promovidos pela Prefeitura de Pará de Minas em parceria com o Senar, e de Saúde da Mulher, Saúde e Atenção ao Idoso, Informática Básica e Gestão de Pessoas, realizados por meio da Uaitec. No total, nesta etapa, foram qualificados 95 jovens e adultos.
Para o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, a iniciativa da Prefeitura e dos parceiros é de extrema importância, pois leva gratuitamente à população diversos cursos relevantes. “Esses alunos têm a oportunidade de incrementar seus currículos com os certificados recebidos aqui hoje, já que eles são reconhecidos a nível nacional”.
Flávio Medina destacou também a alta procura pelos cursos, uma vez que eles têm se mostrado fundamentais na busca por empregos. “Temos uma demanda grande pelos cursos e, por isso, em novembro e dezembro, faremos um planejamento da programação para 2022”.
A Coordenadora do Senar, Alessandra Palhares, diz que o serviço está voltado para o mercado de trabalho rural, atendendo às necessidades dele com capacitações diversas. “A partir dessa busca, o Senar e o Sindicato Rural firmaram uma parceria com a Prefeitura de Pará de Minas. A parceria vem dando muito certo, promovendo pessoas e ajudando no desenvolvimento do Município”.
Maria Antônia Bento Alexandre fez os cursos de Saúde da Mulher e de Saúde e Atenção ao Idoso. Ela acredita que o recebimento dos certificados contribuirá bastante para sua vida profissional. “Tenho um interesse muito grande em ajudar as pessoas, principalmente os idosos. E conhecer sobre a saúde deles e da mulher foi muito bom, pois muita coisa importante a gente acaba não sabendo e tem acesso apenas realizando cursos assim”.
Já o casal Sueli Aparecida da Silva Ferreira e Darcy Ferreira, que recebeu os certificados do curso de Informática Básica, tem a intenção de estar mais preparado para o que o mercado de trabalho exige. “Os professores são muito bons, foram muito solícitos e tiraram nossas dúvidas. Nunca é tarde para aprender, e sempre há algo para ser aprendido”, afirma Sueli.
“É sempre bom aprender as coisas, e o saber não ocupa espaço. Hoje em dia tudo depende da computação, então foi ótimo ter essa oportunidade que a Assistência Social nos deu”, ressalta Darcy.