Unidade de saúde ampliará cobertura da Estratégia Saúde da Família para 100%
A Prefeitura de Pará de Minas inaugurou na quinta, 25 de setembro, a UBS Nossa Senhora da Piedade, que funcionará no prédio da Policlínica. A nova unidade de saúde do Município atenderá público estimado de 23 mil pessoas, possibilitando a cobertura de 100% da população pará-minense pela Estratégia Saúde da Família. O público alvo da UBS são os moradores das chamadas áreas descobertas, bairros e localidades da zona rural que até então não eram referenciadas por nenhuma UBS.
A inauguração da UBS Nossa Senhora da Piedade foi possível após a inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que passou a sediar o atendimento médico especializado antes oferecido na Policlínica e no CASMUC (Centro de Atendimento à Saúde da Mulher e da Criança). “Era um sonho da Atenção Primária à Saúde estender a cobertura da Estratégia da Saúde da Família, chegando a 100% da população”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty. Segundo ele, com a transferência do atendimento por médicos especialistas para o AME, surgiu a oportunidade para montar a nova estrutura no prédio da antiga Policlínica. Para a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Campolina, a inauguração da UBS Nossa Senhora da Piedade é um marco no atendimento à saúde no Município. “Temos a proposta de implantar aqui equipes de Agentes Comunitários de Saúde, cuja função é capilarizar o cuidado com a saúde, nos aproximando da população”, acrescentou.
Na nova unidade de saúde serão prestados todos os serviços ofertados nas demais UBSs do Município. Em funcionamento desde a sexta, 26, ela contará com equipe formada por: médicos clínicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, dentista, nutricionista e técnicos em enfermagem. A responsável pelo Distrito Central, ao qual a UBS está vinculada, a enfermeira Lílian Botelho Escobar Luce Botelho, informa que nela haverá atendimento ampliado. Na segunda-feira, das 16 às 19 horas, haverá consultas com pediatra e, na sexta-feira, também das 16 às 19 horas, com ginecologista/obstetra. A sala de vacina funcionará das 7h30 às 18h30.
TRANSFORMAÇÃO
A UBS Nossa Senhora da Piedade também será a sede do Transformação, que oferecerá atendimento para o público LGBTQIA+, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. O projeto também atenderá aos familiares do público alvo que necessitarem de algum suporte específico e capacitará profissionais de todas as unidades da rede municipal de saúde para atendimento às necessidades específicas do público LGBTQIA+.
O Transformação contará com uma equipe multidisciplinar, formada por médico generalista, enfermeiro, assistente social e psicólogo. Os atendimentos poderão ser feitos por meio do encaminhamento da pessoa por alguma unidade de saúde do Município ou poderão ser feitos por demanda espontânea. Nesse caso, o próprio paciente poderá procurar a UBS e agendar o atendimento. O projeto funcionará no terceiro andar do prédio, um espaço que recebeu uma pintura especial do artista João Batista Leite.