Ação concretiza o primeiro passo para a construção de uma das obras mais aguardadas pela população pará-minense
A Secretaria de Obras e Infraestrutura iniciou hoje, no bairro Nossa Senhora de Fátima, a abertura da via de acesso ao futuro cemitério de Pará de Minas, cujo processo licitatório será iniciado em breve. A nova rua também interligará bairros, contribuindo para a mobilidade urbana.
Ao acompanhar o início da movimentação das máquinas no local, o Prefeito Elias Diniz destacou que o novo cemitério, que terá área de 40 mil metros quadrados, será construído por etapas. A primeira delas, planejada para a solução urgente da superlotação do Cemitério Santo Antônio, terá 2 mil túmulos, ao custo estimado de R$ 1,7 milhão. Ao final da construção, serão 16 mil túmulos, suficientes para atender à demanda do município por 40 anos. A previsão é que, se não houver nenhum contratempo, em nove meses, após a contratação da empresa, o novo cemitério seja concluído. “Esse tempo vai depender muito do ritmo da empresa vencedora da licitação. Nós vamos cobrar o cumprimento do cronograma. O importante é que a população será servida com mais um cemitério, já que o atual está com taxa de ocupação próxima à capacidade máxima”, disse.
Segundo o Prefeito, o novo cemitério seguirá um conceito completamente diferente do modelo tradicional, tanto para a construção dos túmulos quanto dos velórios e da capela, permitindo aos visitantes conforto e melhores condições de dedicarem aos seus entes queridos um momento mais tranquilo de espiritualidade. Explicando que o projeto do novo cemitério conciliou o aproveitamento da área que já havia sido autorizada pelos órgãos do meio ambiente, com o desenvolvimento da região, Elias Diniz elogiou o empenho das equipes da Secretaria de Obras e de Infraestrutura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Eles se dedicaram muito ao projeto, cuidando de todos os aspectos, que incluem desde a análise do terreno, às licenças ambientais e a harmonia com o desenvolvimento do bairro”, explicou.