Ação realizada no Residencial Capanema será estendida a outros bairros
A Gerência de Vigilância Ambiental começou a aplicar, na tarde desta quarta-feira (10), no Residencial Capanema, o Aerosystem, uma ação de bloqueio ao Aedes aegypti. De acordo com o responsável pelo órgão, Adailton Antônio Moreira, esse trabalho foi planejado após a Prefeitura constatar o aumento do número de notificações de casos suspeitos de dengue.
Rogério Rocha, Referência Técnica em Endemias da Superintendência Regional de Saúde, esteve em Pará de Minas para acompanhar a ação. Segundo ele, o Aerosystem é uma tecnologia de ponta, certificada pelo Ministério da Saúde, para o combate a mosquitos transmissores de doenças. “Nós utilizamos o princípio ativo que é a permetrina, que não é tóxica. Os moradores podem ficar tranquilos, pois o Aerosystem é extremamente seguro e atinge apenas o mosquito”, afirma.
Débora Cristina de Oliveira é moradora do Residencial Capanema, e sua casa foi a primeira a receber o Aerosystem. Para ela, o combate à dengue veio em boa hora: “O povo está muito preocupado com o coronavírus, mas não pode esquecer da dengue. Quem já teve essa doença, como eu, sabe da necessidade de não se descuidar”. Ela diz que faz o dever de casa e chega a receber os parabéns dos fiscais quando comparecem a sua casa.
Outra moradora do Residencial Capanema, Fabiana Júnia Machado, também teve a casa pulverizada com o Aerosystem. Ela acredita que a conscientização das pessoas é importante, pois ajuda não só o morador da casa onde pode haver um foco, mas todos os vizinhos. “Se cada um tirar, 10, 20 minutinhos de seu dia para checar se há focos em sua casa, não vai haver problema”, completa.
De acordo com Adailton Antônio Moreira, Gerente de Vigilância Ambiental, nos próximos dias, serão anunciados outros bairros que receberão o bloqueio.