Pacientes com comorbidades, que apresentam sintomas leves da doença e que aguardam testagem, em isolamento domiciliar, são assistidos pela equipe.
Por meio da Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar – Covid, a Prefeitura de Pará de Minas está levando saúde até a casa dos pacientes com comorbidades, que apresentam sintomas leves da doença. Os portadores de doenças crônicas com risco para a Covid-19 que precisam fazer o teste para confirmação da doença também recebem os cuidados especiais da equipe, formada por médica e enfermeira. Havendo necessidade, fisioterapeuta e fonoaudióloga podem complementar o atendimento na casa dos pacientes que chegaram a ser internados e que precisam de acompanhamento após receberem alta.
O fluxo de trabalho da EMAD-Covid é integrado ao 0800 940 9402 e às unidades básicas de saúde. Os casos confirmados e suspeitos da doença são informados à coordenação da equipe, que passa a monitorar o estado dos pacientes, em suas próprias casas. Essa assistência evita o agravamento dos casos e contribui para reduzir as internações hospitalares, liberando leitos para os casos mais graves.
A enfermeira Elisiane Marques, que integra a EMAD-Covid, conta que a ideia da criação do novo serviço surgiu para ampliar a assistência prestada pela Prefeitura e evitar o deslocamento dos pacientes de maior risco para complicações da doença. Segundo ela, a EMAD-Covid surgiu como uma subdivisão do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que já é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, há algum tempo.
Desde o início da pandemia, centenas de pessoas já foram atendidas em Pará de Minas pela equipe. A Técnica em Enfermagem Kênia Assis, Coordenadora da Residência Terapêutica mantida pela Prefeitura, acompanhou de perto a assistência prestada pelos profissionais. “Graças a esse trabalho, a recuperação de um morador (da Residência) está sendo muito positiva. A EMAD-
Covid dá muito apoio”, conta. De acordo com Kênia, um dos moradores da Residência Terapêutica teve o estado de saúde bastante agravado e ficou hospitalizado por 50 dias na Clínica Médica e 33 no CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição. “Desde sua alta, no dia 5 de janeiro, ele tem recebido a visita semanal da EMAD-Covid. O médico acompanha o paciente, as enfermeiras auxiliam nos curativos, porque ele teve muitas escaras. Ele também é atendido por fonoaudiólogo e fisioterapeuta. O apoio está sendo ótimo porque a gente precisa de orientações nos cuidados com ele. Essa atenção especial está sendo fundamental. O amor e o carinho de todos e o apoio do SAD foram fundamentais para a recuperação dele”, conta emocionada a Técnica.
SAD
Graças ao Serviço de Atenção Domiciliar, pacientes acamados, domiciliados, ou cujo atendimento é mais indicado ser feito em suas próprias residências, recebem cuidados especializados da equipe, em casa. “A maior parte dos pacientes são de reabilitação. Eles saem do hospital em condição razoável, quando já não têm indicação de internação, mas necessitando de procedimento de fisioterapia e fonoaudiologia”, esclarece o médico Bernardo Tito, que integra a equipe. “Por indicação médica, atendemos pacientes crônicos agudizados, que já estão acamados por longo período, por diversos motivos, como sequelas de AVC, e que estão com algum agravo de saúde naquele momento, e a gente faz de tudo para que eles não precisem de nova hospitalização, explica.
Durante as visitas domiciliares, são prestados atendimentos complementares aos realizados nas unidades básicas de saúde, nos serviços de urgência e nos hospitais. A equipe também orienta e capacita os familiares dos pacientes para que eles possam atuar nos cuidados necessários em casa, como na preparação de dietas, na medicação e no manuseio de equipamentos. O resultado dessa atenção especial é contabilizado na redução da demanda por atendimento hospitalar, na redução dos riscos de infecção hospitalar e na humanização da atenção à saúde.
A equipe do serviço, formada por médico, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliar administrativo e motorista, trabalha das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.