O uso de composteiras contribui para a diminuição de efeitos do aquecimento global
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, promoverá no dia 6 de novembro, um curso gratuito que abordará técnicas de compostagens.
Anualmente cerca de 40 mil toneladas de lixo orgânicos são descartados, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), estes que podem ser utilizados através de seu potencial econômico para virar adubo.
Tendo em vista a situação, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, fez adaptação a um dos processos mais tradicionais de recuperação desse material, que é a compostagem. Trata-se de uma espécie reciclagem no qual a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, pode ser usada na agricultura, em jardins e plantas, substituindo, inclusive, o uso de produtos químicos.
O curso tem como objetivo preparar os estudantes e trabalhadores do meio rural para que eles possam reaproveitar resíduos orgânicos das suas propriedades e transformá los em adubo orgânico, que é rico em nutrientes através de processos de microbiológico de decomposição que é feito pelos fungos e bactérias.
Para a Diretora de Agronegócio da pasta, Fernanda Barbosa, o curso orientará produtores rurais e estudantes no que diz respeito à questão ecológica. ”O curso abordará técnicas que são utilizadas para produção do composto orgânico, serão feitos demonstração no formato de leira para produzir o composto em maior escala. Além de instruir os mesmo ao reaproveitar resíduos orgânicos de suas propriedades e transformar em adubo orgânico”, reitera.
Inscrições
As inscrições para o curso vão ser abertas nesta quinta, 21, e se encerram no dia 3 de novembro. O curso é gratuito e será destinado a estudantes da área e trabalhadores do meio rural, sendo ofertadas 15 vagas. As aulas vão ocorrer dia 6 de novembro das 7h às 11h, na nova sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na Rua Waldemar de Oliveira, 606, Santos Dumont.