Ações preventivas têm objetivo de proteger fiéis.
A Prefeitura de Pará de Minas trabalha preventivamente no enfrentamento do coronavírus na cidade. No sábado, 14 de março, o Prefeito Elias Diniz e o Secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty se reuniram com líderes religiosos católicos e evangélicos. Foi um pedido de ajuda pra divulgar as ações de prevenção contra a proliferação do vírus. “Envolvemos padres e pastores com o objetivo de prevenir a contaminação das pessoas. Precisamos dar uma atenção principalmente aos fiéis, especialmente aos de terceira idade, que se aglomeram em ambientes fechados nos eventos religiosos. Temos que envolver todos nesse novo desafio. Vamos entrar num período sazonal e precisamos tomar atitudes para minimizar qualquer tipo de problema perante a situação de saúde do nosso país”, disse o Prefeito Elias Diniz.
Agora, o compromisso de padres e pastores é de trabalhar junto com as autoridades de saúde na prevenção e na divulgação das informações. “Sozinhos ficamos muito perdidos, estamos diante de um problema coletivo e precisamos agir coletivamente, agora não é hora de carreira solo. Tanto a Igreja Católica quanto as evangélicas e as escolas, por exemplo, devem ter discussão e orientação para tornarmos a decisão mais acertada possível”, disse o Padre Geraldo Gabriel de Bessa, da Paróquia de Santo Antônio.
“É uma necessidade tomarmos medidas protetivas. Já temos as informações de que é sempre preciso higienizar bem as mãos e evitar, na hora de cumprimentar, abraços, beijos no rosto e apertos de mão. Precisamos mudar alguns hábitos”, disse o Pastor Evangélico Elias de Souza.