Agentes Comunitários de Saúde participaram de capacitação para auxiliar no acompanhamento do calendário vacinal.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quarta-feira, 12 de setembro, uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. Agora, eles estão prontos para auxiliar na conscientização da população quanto a importância de manter o cartão de vacina em dia.
A estratégia da Prefeitura de Pará de Minas tem o objetivo de ampliar o índice de cobertura vacinal no Município. Os agentes vão conferir o cartão de vacina a cada visita domiciliar. “Os Agentes Comunitários de Saúde poderão fazer uma busca ativa de casa em casa. A parceria com esses profissionais é muito importante, já que eles estão diretamente em contato com a população. É uma oportunidade que vimos para as informações sobre as vacinas chegarem a mais pacientes”, disse Erica Regina da Silva, Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação foi realizada para 110 Agentes, no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho. “A capacitação foi baseada no calendário vacinal, eventos adversos que podem acontecer e orientações sobre como colocar o cartão em dia”, explicou Erica, lembrando também que os Agentes Comunitários de Saúde não aplicam as vacinas. Para isso, os pacientes devem ir à UBS mais próxima de casa ou à Policlínica.
Denise Inácio, Agente Comunitária de Saúde do PSF do Bairro Belvedere, participou da capacitação e aprovou a iniciativa. “Foi muito importante. Quem tinha dúvida sobre o esquema vacinal teve a oportunidade de saber mais sobre o tema. Assim, poderemos fazer uma cobertura maior do que já fazemos”, disse.
A campanha de vacinação de crianças de 0 a 4 anos contra a Poliomielite e o Sarampo termina nesta sexta-feira, 14 de setembro. Em Pará de Minas 94% do público-alvo já foi imunizado. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura vacinal. As salas de vacinação das UBS e da Policlínica funcionam das 7h30 às 15h30. Todas as vacinas oferecidas na rede pública são gratuitas.