Equipes estiveram reunidas para discutir soluções para famílias e locais atingidos
Durante toda a última quinta-feira (11), equipes da Prefeitura de Pará de Minas atuaram em diversas frentes de trabalho, em ações emergenciais para atendimento às famílias atingidas pelas chuvas, na avaliação dos danos em áreas públicas e particulares e em providências para a mitigação de riscos. Na parte da tarde, o Prefeito Elias Diniz esteve reunido com parte da equipe de governo e representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para tratar das ações emergenciais e preventivas.
O Prefeito explicou que o volume de chuva que atingiu a cidade entre quarta e quinta-feira foi muito além do previsto. Isso causou diversos transtornos, incluindo o rompimento do sistema de drenagem da lagoa do Bariri II. Mas disse que os esforços para solucionar os problemas estão sendo feitos incessantemente.
“É importante frisar que tudo que foi feito anteriormente para diminuir os problemas, como a drenagem da Rua Itabira e das construções de diversas lagoas e das pontes da Rua Cardeal Hugolino e da Rua Celso Charuri ajudaram bastante. Mas precisamos também da colaboração da população, tomando cuidado para que o lixo e restos de construção não sejam carregados para os bueiros.”
Segundo o Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Franco, a pasta está realizando um trabalho de redução do nível das lagoas, com o objetivo de reter água e desafogar as áreas mais críticas. Assim como o Prefeito, ele observa que o lixo deixado pelas pessoas é um grande problema, mas também ressalta que o sistema de drenagem da cidade, que vem sendo aprimorado, é antigo.
“Em certos locais, nós abrimos a lagoa e, em seguida, alguém foi até lá e fechou. Pedimos encarecidamente que as pessoas não façam isso. Também pedimos a compreensão de todos quanto às árvores: sabemos que a arborização da cidade é velha e inadequada, e já há um Plano Emergencial sendo feito para solucionar isso. Mas é para a cidade inteira, portanto leva tempo. Então, tomem cuidado onde param seus carros e não se abriguem embaixo de grandes árvores, para evitar problemas”, completa.