Moradores deverão descartar objetos que acumulam água. Recolhimento do material será no sábado, das 8 horas ao meio-dia.
No próximo sábado, dia 30, moradores do Walter Martins, Seringueiras e do Residencial Cecília Meireles terão uma ótima oportunidade para se desfazer de objetos que acumulam água e evitar que surjam em suas casas focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças. É que a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar das 8 horas ao meio-dia um grande mutirão de limpeza nesses bairros, onde foram encontrados muitos focos do inseto.
Um grande número de Agentes de Combates a Endemias estará mobilizado na ação, já na sexta-feira, quando visitarão todos os imóveis, orientando os moradores sobre os objetos que poderão ser descartados e as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito. Segundo a Gerente de Vigilância Ambiental, Michelle Laila Rodrigues, poderão ser recolhidos pneus, garrafas, latas e até mesmo eletrodomésticos e móveis inservíveis. “Vale lembrar que entulho de construção e restos de podas de árvores não poderão ser descartados”, destacou. Durante a força-tarefa, ainda será feita a limpeza de terrenos baldios.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura também estará diretamente envolvida no mutirão, com máquinas e diversos caminhões para o recolhimento do material. Outra parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde foi com a Engesp, empresa responsável pela limpeza urbana em Pará de Minas, que recolherá o lixo que estiver ensacado.
Lembrando que ações de prevenção à dengue devem fazer parte da rotina de todos, a Gerente reforça que não adianta a Prefeitura fazer a parte dela, se a população não colaborar. Uma simples vistoria semanal nos quintais e dentro de casa é o suficiente para evitar a dengue. Ela recomenda que os moradores devem estar atentos aos objetos que podem se transformar em focos do Aedes aegypti, como comedouros e bebedouros de animais, bandejas de degelo de geladeiras, ralos, vasos e pratos de plantas, por exemplo. “Peço o apoio da população para nos ajudar nesse combate à dengue, eliminando tudo o que possa acumular água”, disse Michelle Rodrigues.