Horta construída no curso será usada por escola municipal.
O polo da Uaitec de Pará de Minas recebeu de 19 a 23 de março um curso de Olericultura. O treinamento gratuito foi oferecido por meio de uma parceria entre entidades públicas e privadas. Dez pessoas concluíram a qualificação. “É o quinto curso do Senar oferecido aqui pela Uaitec. Foi uma parceria muito grande entre a Prefeitura, o SENAR, o IMA e empresas privadas que nos forneceram ferramentas, insumos agrícolas e mudas”, disse Elias Hanke, Coordenador da Uaitec.
A Dona de Casa Nádia Maria Pereira Costa da Silveira foi uma das participantes. “Eu quis ter um novo aprendizado para trazer benefícios para mim dentro e fora de casa. Será para uma fonte alternativa de renda”, disse.
A Prefeitura de Pará de Minas apoiou o curso por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. “É uma alegria passar o certificado para essas pessoas. É uma oportunidade que a Prefeitura oferece àqueles que querem se qualificar. Abrir as portas do mercado de trabalho para as pessoas é um dos objetivos da nossa administração”, disse o Secretário Vilson Antônio dos Santos.
Durante o curso, os alunos colocaram a mão na massa e construíram uma horta no terreno da Unincor, onde funciona a Escola Municipal São Judas Tadeu. “Passamos as informações desde o início da construção de uma horta. Eles aprenderam sobre conhecimento do terreno, análise do solo e como proceder para começar a montar os canteiros, fazer o plantio das mudas, o sementeira e até um viveiro. Passamos também informações sobre os tratos culturais e combate a pragas. Eles saíram aqui capacitados para iniciar uma horta, seja pequena ou de tamanho maior”, disse Flávio Augusto Cavalier, Instrutor do Senar.
A horta agora ficará à disposição da Escola. “Vamos dar continuidade a esse projeto do Senar. Vamos utilizar toda a produção da horta na merenda escolar dos alunos e mais para frente queremos trabalhar também uma parceria com os pais”, disse Marília Inês Assunção Almeida, Diretora da Escola.