Cerca de mil peças retratam cenas do cotidiano da época do nascimento do Menino Jesus
Dentro das comemorações do fim do ano, o presépio com dioramas do artista João Batista Leite é uma das atrações mais esperadas em Pará de Minas. Com apresentações artísticas muito realistas de cenas do cotidiano da época do nascimento do Menino Jesus, a montagem impressiona pela riqueza de detalhes. Neste ano, a montagem foi realizada na antiga Estação Ferroviária, que foi revitalizada e teve sua abertura no dia 29 de novembro.
Convidado pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, o artista João Batista Leite fez do espaço uma verdadeira cidade. Usando imagens de resina, materiais recicláveis, elementos de natureza morta, tecidos e papéis, João Batista realizou sua montagem com cerca de 1000 peças, em um trabalho que durou alguns dias.
João conta que sua paixão pela Sagrada Família começou ainda adolescente. Desde então, tornou-se pesquisador nesse tipo de trabalho, tendo-o como uma ocupação nas horas vagas. A montagem desse presépio trouxe ao artista a satisfação de contribuir para conservar e valorizar a tradição espiritual do Natal. Segundo João, “quando temos um dom, devemos usá-lo para transformar algo nas pessoas”.
A expectativa é que mais de 3000 pessoas visitem o presépio. Para a professora Patrícia Regina Naves, que visita o presépio todos os anos, esse ano a montagem foi especial “adquiri muitos conhecimentos e coisas que eu nem sabia dentro das tradições do nascimento de Jesus. O presépio encanta pela riqueza de detalhes. Estou saindo daqui flutuando”, disse.
O Presépio Monumental de Belém pode ser visitado até o dia 23 de dezembro, das 8 às 22 horas. Entre os dias 26 de dezembro e o dia 3 de janeiro, ele poderá ser apreciado até as 17 horas. O encerramento da visitação está programado para o dia 4, às 10 horas, com a participação da Folia de Reis Santo Antônio, do bairro Santos Dumont.