Dessa vez, a narrativa aborda com riqueza de detalhes, a trajetória dos Reis Magos até o encontro do Menino Jesus.
Um dos principais símbolos do Natal é o presépio, que dentro da cultura cristã, representa o nascimento do Menino Jesus. Pelo terceiro ano, a tradição está presente na programação da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, por meio do presépio Belém Monumental. Em 2020, o conjunto de dioramas que recriam cenas do cotidiano da época, está exposto no foyer do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, na Casa da Cultura.
Como conta João Batista Leite, Artista Plástico responsável pelo projeto, dessa vez, a narrativa aborda com riqueza de detalhes, a trajetória dos Reis Magos até o encontro do Menino Jesus.
“O artista tem vários motivos pra ter as inspirações. Uma delas é o nascimento de Jesus, em que a gente encontra alguns mistérios. Eu comecei a pesquisar algumas coisas além da bíblia, conversando com padres. Além de contar a história de Jesus, nesse ano eu coloquei a trajetória dos Magos em evidência. Coloquei os Magos estudando as estrelas conforme dizem as escrituras e aí vem todo o percurso que eles fizeram, passando por vilas e atravessando portais até chegarem à gruta. Ao fundo do presépio temos o deserto, representando os descansos que eles faziam”, explicou João Batista.
O Belém Monumental é composto por várias cenas que formam a sequência dos acontecimentos e contam uma história. Para isso, foram necessárias mais de mil peças de resina.
“Eu tenho peças compradas de uma coleção de imagens de resina muito bonitas e tenho outras que eu transformo, quebro aqui e ali e improviso as figuras que não consigo encontrar no mercado. Assim eu posso fazer todas as cenas. Então é todo um trabalho de transformação e de arte, para representar o tema que a gente propõe todo ano”, disse João Batista.
O presépio estará aberto para visitação a partir do dia 14 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e no sábado, dia 19, das 9h às 12h. De acordo com o protocolo sanitário referente à pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara. Para evitar aglomeração, o número de visitantes está sendo limitado a dois, por vez.