Ocorrências geram gastos para as empresas e o sistema de saúde
O Dia Nacional da Prevenção ao Acidente no Trabalho, celebrado no dia 27 de julho, tem como objetivo orientar os cidadãos sobre atos e condições inseguras de trabalho, buscando minimizar os riscos de acidentes e protegendo a integridade física de funcionários.
O Enfermeiro do Trabalho Wasley de Souza diz que o Brasil é o 4º país com maior número de acidentes de trabalho. “Os números em acidentes de trabalho tiveram queda de 34%, explicado pela pandemia, onde as pessoas ficaram em casa e os deslocamentos até o trabalho diminuíram”, relata.
De acordo com o Ministério da Saúde, acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou prejuízo de alguma função, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte.
Wasley de Souza considera que esses acidentes não causam repercussões apenas de ordem jurídica. “Nos acidentes menos graves, em que o empregado tenha que se ausentar por período inferior a quinze dias, o empregador deixa de contar com a mão de obra temporariamente afastada em decorrência do acidente e tem que arcar com os custos econômicos da relação de empregado, gerando custos também para o Estado na prestação de benefícios, tais como auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte”, afirma.
O Enfermeiro diz ainda que o dia é importante para a conscientização da sociedade quanto à necessidade do uso de equipamentos de proteção. Esse é um papel importante, que envolve tanto o governo quanto empregadores, empregados e a sociedade em geral. “A máscara é um equipamento extremamente importante na prevenção de uma doença, pois evita uma série de gastos na saúde devido à contaminação”, finaliza.