Diante da previsão de chuva com volume de 100mm, Prefeitura e órgãos de segurança se reuniram para traçar estratégias de emergência.
Representantes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Samu se reuniram na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro, com o objetivo de preparar um plano de emergência diante do risco de chuva forte e volumosa prevista para essa sexta-feira, 24 de janeiro, na região de Pará de Minas.
Durante a reunião foram definidos os pontos de maior atenção e risco em caso de temporal. Equipes dos órgãos de segurança e de emergência estarão posicionadas durante toda a esta sexta feira em dois pontos da Avenida Presidente Vargas, próximo aos Clubes AABB e Praça de Esportes; na região da Ponte Grande; na Avenida Alano Melgaço, próximo à Estação Ferroviária; na região da Rua Nova Serrana próximo à Plena Alimentos; na Vila Nossa Senhora Aparecida e na Rua Antônio Rocha, próximo ao Stop Shop. “Conforme estudos que já temos, definimos os pontos que precisam de maior atenção. Contamos com a compreensão e a colaboração da população, principalmente nas regiões apontadas como de risco. Nessas regiões poderá, inclusive, haver mudanças no trânsito, tudo para preservar a segurança das pessoas. Pedimos aos motoristas e pedestres que evitem passar por esses locais. Estamos trabalhando preventivamente diante de uma previsão de chuva jamais aguardada por nós”, explicou o Prefeito Elias Diniz que afirmou ainda que a Prefeitura de Pará de Minas também prepara quadras poliesportivas para receber possíveis desabrigados.
Há também a preocupação com o lixo que é colocado diariamente nas ruas. É comum, em dias de chuvas forte, que a água carregue os sacos com os rejeitos até os bueiros, entupindo as galerias.“Por favor, deixem o lixo guardado dentro de casa, nesta sexta-feira”, pediu o Prefeito.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura montou um esquema especial de trabalho já a partir da noite de quinta-feira, 23 de janeiro. “Uma equipe ficará de plantão durante a noite para atender qualquer demanda de emergência. Temos máquinas, caminhões e pessoal à disposição”, disse Flávio Varela Cançado, Secretário Municipal Interino de Obras e Infraestrutura.
Os efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também estarão reforçados nesta sexta-feira, 24. “Fizemos uma revisão do nosso plano de contingência. Foi determinado que todas as viaturas, inclusive as administrativas, estejam equipadas com motosserras, cordas, boias, coletes salva-vidas e flutuadores. Todo nosso efetivo de folga foi colocado à disposição, inclusive militares de férias, em caso de necessidade. Também foram realizados testes e manutenções em equipamentos de corte de árvores e salvamento. Definimos ainda nessa reunião que o gabinete do Prefeito será o local de gerenciamento de crise, onde ficará o posto de comando”, disse o Capitão Lucas Ribeiro Maia, Comandante do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas.
“A Polícia Militar estará com todo seu efetivo, inclusive da administração, em prontidão para apoiar os demais órgãos que estão envolvidos como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Estaremos, inclusive, dando suporte nos locais onde o trânsito poderá ser interrompido”, disse o Tenente Bernardo Wenceslau da Polícia Militar.
“Esperamos que essa previsão não se confirme, mas caso haja alguma emergência em decorrência da chuva, todos os órgãos estão devidamente mobilizados e preparados. As pessoas que moram em locais de risco já conhecido, próximo aos ribeirões, por exemplo, podem buscar a casa de parentes ou deixar uma pessoa da família acordada durante a noite monitorando o nível das águas. Não é o caso de a população entrar em estado de medo ou alarme, mas em um estado de alerta e precaução”, completou o Comandante do Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência ligue para o 193 do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil de Pará de Minas também estará à disposição da comunidade. “Nossos dois canais de atendimento estarão à disposição da população, o fixo é o 3233-5614 e o celular, 24 horas por dia, 99663-7021”, disse Artur Antônio Barbosa Rezende, Vice-coordenador da Defesa Civil.