Campanha começou na segunda-feira, 7 de outubro, e vai até o final de novembro. Público-alvo é formado por pessoas com idade entre 6 meses e 29 anos.
O Ministério da Saúde iniciou mais uma campanha nacional de vacinação. Em Pará de Minas, a Prefeitura mobilizou todas as Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica para atender a população que, desta vez, receberá a dose da Tríplice Viral. A vacina imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba.
O foco da campanha são crianças de 6 meses a 4 anos, que serão imunizadas até o dia 25 de outubro, e adultos de 20 a 29 anos que receberão a vacina de 18 a 30 de novembro. “Vamos vacinar somente as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina. Vamos conferir os cartões e atualizar de acordo com o necessário. Lembrando que as crianças que têm de seis a onze meses, que já tomaram a dose zero, mas que completaram um ano de idade, devem ser imunizadas novamente. Quando a criança completa um ano, iniciamos o esquema vacinal, com a primeira dose da vacina contra o sarampo”, disse Erica Regina da Silva, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
O sábado, 19 de outubro, será o Dia D da campanha para as crianças. Para os adultos, o Dia D será 30 de novembro. “A Policlínica e todas as Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas nesses dias, das 8 às 17 horas”, informou Erica.
Apesar da campanha, a vacina Tríplice Viral está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde de Pará de Minas. “Não está em falta, todas as unidades têm para oferecer para pessoas de até 49 anos. Quem tem alergia à proteína do leite toma uma vacina especial que também está disponível”, completou Erica Regina.
De acordo com o Ministério da Saúde, foram adquiridos, para este ano, 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral. Para o ano que vem, a encomenda foi de 65,4 milhões de doses.