![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/formatura-proerd-2018-4.jpg)
Mais de 270 crianças se formaram neste sábado, 15 de dezembro, no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. O Proerd atua diretamente nas salas de aula com a prevenção do uso de drogas e da violência. As aulas são ministradas por um policial instrutor, que segue um programa educativo que valoriza a autoestima, a civilidade e o autocontrole. O programa é realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Esse ano foi atípico, começamos mais no final do segundo semestre, havíamos parado com as aulas do Proerd no início do ano por causa da redução do efetivo da Polícia Militar. Conseguimos realizar o Proerd Infantil e atendemos a cinco CMEIs da cidade e quase 280 crianças”, disse o Cabo Omar Júnior de Assis, que também é instrutor do programa.
A formatura reuniu os formandos, todos alunos de Centros Municipais de Educação Infantil, no poliesportivo do Caic. “O Proerd é uma excelente oportunidade para mostrarmos às nossas crianças os perigos das drogas. Essa parceria entre Prefeitura e Polícia Militar é mais uma forma de combate a esse mal que nos preocupa tanto”, disse a Secretária Municipal de Educação, Marluce Souza Pinto Coelho que acompanhou a cerimônia ao lado do Capitão Fábio Santos, Subcomandante da Polícia Militar de Pará de Minas e do Padre Adriano Bolognani da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
O Proerd Infantil traz uma metodologia de ensino totalmente voltada à faixa etária das crianças que têm, em média, cinco anos de idade. “O Proerd infantil trabalha com lições lúdicas, onde instruímos as crianças, para quando chegar uma pessoa estranha oferecendo alguma coisa, nem que seja uma bala, que elas aceitem. É uma estratégia de resistência”, completou Cabo Assis.
Um concurso de desenhos marcou as aulas do Proerd. Os vencedores foram premiados na cerimônia de sábado. Foi escolhido um desenho de cada CMEI. Os autores receberam como prêmio, uma mascote de pelúcia do Proerd, chamado de Leão Daren feito em parceria com o Hospital das Bonecas. Os vencedores foram Kimberly Vitória de Almeida Mesquita, aluna do CMEI Nair Guimarães Ferreira, Kelly Sofia, aluna do CMEI Professora Idalina Melo Cançado,Lorena Mendes Dutra, do CMEI José Queiroz (2º endereço), Paulo Henrique Monteiro Xavier,que estuda no CMEI Maria Constança Torres e Lavínia Micaely dos Santos Faria do CMEI Raymundo Mendonça.