150 famílias já são acompanhadas pela equipe de assistência social.
Desde o final de 2017, Pará de Minas conta com o Programa Criança Feliz. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal ele promove o acompanhamento de gestantes, crianças de zero a três anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Hoje, 150 famílias recebem o acompanhamento de profissionais da assistência. As mamães recebem orientações sobre o desenvolvimento social das crianças desde a gestação. “Nesse tempo do programa foram vários casos que vimos de crescimento da família, do desenvolvimento das crianças e da interação dos pais com os filhos. Observamos o fortalecimento do vínculo familiar”, disse Adriane Ferreira do Amaral, Supervisora do Programa.
“Parabenizo toda a equipe da Assistência Social por esse trabalho brilhante. Por causa desse sucesso, agora estamos ampliando o programa em Pará de Minas. O Distrito de Tavares receberá o Criança Feliz. Assim, podem ter certeza teremos crianças e famílias preparadas para o presente e o futuro”, disse Elias Diniz, Prefeito de Pará de Minas.
A família da faxineira Ana Paula Duarte, moradora do bairro São Cristóvão é uma das participantes do programa. A pequena Geovana de 1 ano e 10 meses é acompanhada pelo Criança Feliz há quatro meses. “Eles me acompanharam e me encaminharam para os serviços que minha filha tinha direito. A Geovana desenvolveu muito depois do acompanhamento, ela gosta muito deles, brinca quando as meninas chegam. Antes ela não brincava com ninguém. Hoje até colore e corre”, disse.
O Criança Feliz facilita o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas das áreas da saúde e educação. “O programa tem também o objetivo identificar a demanda da família e dar direcionamento a elas. Fazemos a visita, identificamos se a família precisa de algum atendimento de saúde ou educação por exemplo”, disse Adriane.