Curso busca formação continuada voltada para a Educação do Campo nas escolas municipais
De abril a dezembro deste ano, está sendo realizada a 4ª etapa do Programa Escola da Terra: formação continuada de educadores. O programa, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Faculdade de Educação da UFMG e à Coordenação da Educação do Campo da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, busca construir na formação continuada a perspectiva da Educação do Campo para profissionais da educação em ambientes escolares.
Desenvolvido com professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) de escolas municipais localizadas na Zona Rural, o curso, ministrado de forma virtual, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, tendo como tutores José Lucas Silva Rodrigues Gusmão, Sandra Morais Lara e Vânia Batista Lemos Oliveira. As aulas têm contribuído para fortalecer a participação das comunidades na construção dos processos educativos vinculados à Educação do Campo.
Participam desta etapa do programa as Escolas Municipais Conceição Maria Moreira (Limas do Pará), Francisco Severo (Paivas), Marechal Deodoro (Meireles), Vereador Bosco Mendonça (Bom Jesus do Pará) e Vicente de Paula (Matinha).
O tutor José Lucas Gusmão, que trabalha na Escola Municipal Conceição Maria Moreira, diz que mesmo diante do cenário adverso e desafiador causado pela pandemia, a Secretaria Municipal de Educação tem promovido a formação e valorização dos profissionais da educação.
“As escolas do campo, que são localizadas nas áreas rurais, são o contexto do curso de capacitação Escola da Terra. Dar ao aluno o direito de escolher entre ficar no campo ou buscar outra alternativa de vida, tão bem preparado como qualquer outro aluno da rede, é o principal objetivo.”
A cursista Sirlene Graziele Martins Pereira, professora da Escola Municipal Vereador Bosco Mendonça, afirma que valorizar, conhecer e entender cada aluno em suas individualidades é um compromisso do educador campestre. Segundo ela, os educadores têm uma grande missão de mostrar aos alunos o potencial de cada um.
“Durante nossos encontros e estudos coletivos com o Programa Escola da Terra, refletimos e identificamos muitos desafios enfrentados pela comunidade escolar do campo. Participar do programa tem sido muito gratificante. Através dos encontros e trocas de experiências com os colegas, abrimos a mente para pensar no quanto é importante o papel do educador e a função social que temos com nossos alunos e seus familiares. Essa capacitação amplia nossos conhecimentos sobre as políticas públicas e também sobre a valorização do ser humano, em todos os aspectos.”
Já a cursista Maria Luísa Batista Moreira, professora da Escola Municipal Marechal Deodoro, ressalta que, como professora do campo e participante do curso, tem percebido a importância deste tipo de formação para os professores.
“Muitas vezes, nós não conhecemos de forma aprofundada a realidade dos nossos alunos, e o curso nos proporcionou momentos de pesquisa sobre a realidade da comunidade em que atuamos. Só tenho a agradecer a oportunidade de participar dessa formação.”
Ao todo, são 180 horas de curso, divididas em módulos. Em dezembro, quando se encerram as aulas da 4ª etapa, os cursistas receberão certificados de participação.