Iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional
A partir de agora, toda segunda-feira, às 13h, os frequentadores do Centro de Convivência dos Idosos terão a oportunidade de viver a arte. A iniciativa da Prefeitura de Pará de Minas traz de volta o Projeto Arte e Movimento, dessa vez oferecendo aos idosos um curso de cerâmica. “Nós tivemos a ideia de reativar o antigo projeto que tínhamos aqui, em que o professor se deslocava da escola e vinha para o Centro de Convivência dos Idosos. Então nós disponibilizamos o professor, a argila, as ferramentas, todo o material e a Secretaria de Assistência Social disponibiliza a estrutura e os participantes para que essa oficina seja realidade”, explicou Edna Morato, Diretora da Escola de Artes e Ofícios – Sica.
“O objetivo principal é trazer atividades diversificadas que trabalhem além do processo de envelhecimento deles, proporcionando oportunidades diferentes de contato com a cultura e ajudar a fortalecer os vínculos entre eles”, disse Franciele de Lima, Coordenadora do Cras Renê Vieira Leitão.
Ao usar as mãos para dar forma à argila, a pessoa não age de modo mecânico. Isso permite trabalhar a flexibilidade e liberar tensões, uma vez que durante o processo de criação, é preciso se concentrar. “Querendo ou não, a arte também atua de forma terapêutica, tirando a ansiedade, o estresse, as angústias e ao mesmo tempo ajuda a canalizar coisas positivas. E é isso que a gente quer, mais alegria pro pessoal da terceira idade” ressaltou o Prefeito Elias Diniz ao visitar o Centro de Convivência.
“Eu já frequento o Centro de Convivência há alguns anos e esse tipo de atividade é uma terapia pra gente. Eu adorei e vou continuar vindo toda segunda-feira”, disse Terezinha Maria de Jesus.