Parceria com a Escola de Artes e Ofícios ofereceu cursos gratuitos a 128 estudantes da instituição
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Escola de Artes e Ofícios (Sica), promoveu, nos dias 5, 7, 12 e 14 de julho, mais uma edição do Projeto “Arte em Movimento – Ampliando Horizontes”. Foram oferecidos cursos gratuitos de cerâmica a 128 alunos do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio – Patronato. As aulas foram ministradas pelos professores João Batista Leite e Wagner Campos, da Escola de Artes.
O objetivo do projeto, desta vez, foi a confecção de enfeites de cerâmica para serem colocados em um presépio no fim do ano. As turmas foram divididas entre crianças, de 5 a 11 anos de idade, e adolescentes, entre 12 a 16 anos de idade.
Segundo o Diretor da Escola de Artes e Ofícios, Samuel Lopes, além dos aprendizados práticos, os cursos promovem a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Tradicionalmente, nos meses de julho, a Escola promove cursos de férias em parceria com instituições sociais que atendem crianças carentes.
“O projeto Arte em Movimento tem essa característica, de não ficar restrito apenas ao ambiente da Escola de Artes, mas também estar em outras instituições e lugares, em geral. É um projeto constituído há alguns anos, mas, no último ano, devido à pandemia, ele não foi executado”, afirma Samuel.
As atividades foram realizadas em salas espaçosas, seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social, além da presença de profissionais que monitoram o cumprimento das normas.
Com 75 anos de história recém-completados, o Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio conta com um amplo espaço para a realização de diversas atividades por seus alunos. De acordo com o Padre Roberto Modesto, Diretor-Geral do Centro, as práticas artísticas fazem muito bem aos estudantes.
“É uma oportunidade grande para eles extravasarem a energia que têm. As crianças e adolescentes atendidas por nós geralmente não dispõem de um espaço físico ideal em casa. Aqui no Patronato, eles têm a chance de aproveitar o espaço e, ao mesmo tempo, desenvolverem habilidades”, completa o Padre.
Com o término das oficinas, as peças produzidas serão levadas para a queima, no forno da Escola de Artes, e depois pintadas com os alunos, em uma data posterior. A montagem será feita em parceria com a Escola de Artes no fim do ano. Além do Patronato, a outra instituição contemplada, na próxima etapa do projeto, será a Escola Municipal Professor Pedro Moreira Mendonça.