Programa é uma ação nacional do Rotary Club.
Na terça-feira, 2 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Rotary Club das cidades de Carmo do Cajuru e de Pará de Minas, colocou em prática na Cidade Ozanan o Projeto Corona Zero promovido pela Fundação Rotária. Foram realizados testes de diagnóstico de Covid-19 tanto nos idosos quanto nos funcionários.
“Foi gratificante levar aos idosos o teste para detectar o quanto antes possíveis casos positivos para o Covid-19 e tomar as medidas necessárias. A coleta do swab, através das narinas, é um procedimento desconfortável mas os funcionários nos contaram que apesar do sofrimento da coleta os idosos estavam felizes com a nossa presença”, disse a Enfermeira Fernanda Monte Alegre.
O Projeto Corona Zero foi lançado pela Fundação Rotária do Brasil, que concentra 2388 clubes em todo país, com o intuito de proteger a população de idosos que está confinada em asilos ou Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). “A parceria foi feita com o Rotary e eles disponibilizaram os kits para coleta nasal e o equipamento de proteção individual composto pelo macacão, face shield, máscara e os pro-pés. Foi um material maravilhoso pra gente atuar com segurança. A gente fazia a troca de luvas a cada coleta e também usava o álcool em gel nas mãos dos pacientes. Até mesmo os funcionários que estavam de férias foram até a Cidade Ozanan para fazer o teste”, ressaltou Fernanda.
Foram realizados 120 testes do tipo RT-PCR, considerado o padrão no diagnóstico da Covid-19 e a aplicação foi feita pela equipe da Secretaria de Saúde. Depois de colhidas, as amostras foram enviadas para o Instituto Hermes Pardini.