Em rodas de conversa, são abordados temas relacionados ao uso do álcool e outras drogas
Com o objetivo de levar a reflexão e a discussão sobre a prevenção e as consequências do uso do álcool e outras drogas até as escolas, o Projeto Girassol, a Viagem do Bem teve agenda cheia nesta semana. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além de voluntários do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), discutiram com educadores, alunos e pais questões relacionadas ao uso de álcool e drogas, à cultura da paz e sexualidade.
Desenvolvimento psicológico
Na segunda-feira, Ivanilson Eleutério, psicólogo da Secretaria Municipal de Educação, realizou roda de conversa com educadores da Escola Municipal Professor Pedro Moreira Mendonça, no Residencial Cecília Meireles. No encontro, foram abordados aspectos sobre o processo de desenvolvimento psicológico do ser humano, enfocando as influências orgânicas, cognitivas e afetivas no processo de construção e formação do ser humano. “A preocupação inicial, ao começar a roda, foi a de explicar que há uma série de fatores interdependentes, que se inter-relacionam na constituição do ser humano. Assim, compreender dificuldades e problemas enfrentados pelas pessoas exige compreender como se apresentam e se articulam os fatores orgânicos, cognitivos, afetivos e sócio-histórico na constituição dos problemas e dificuldades”, explicou Ivanilson Eleutério. A partir essas colocações, a roda de conversa prosseguiu, com opiniões, comentários, exemplos e dúvidas das professoras, possibilitando, assim, um importante momento de discussão e aprendizado coletivo.
Rodas de conversa com pais
Pais de alunos da Escola Professor Pedro Moreira Mendonça foram recebidos na terça-feira, para a apresentação do Projeto Girassol. “Explicamos os objetivos do nosso trabalho e alertamos para a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e do diálogo com as crianças. Foi um momento muito positivo. Voltaremos para outras atividades e esperamos contar com a presença dos pais”, destacou Neide Almeida, presidente do COMAD, que foi visitou a unidade de ensino ao lado do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos.
Na noite de quinta-feira, o Projeto Girassol foi levado até a Escola Municipal Prefeito José Porfírio de Oliveira, no Bairro Belvedere. Acompanhada pelo Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte, Neide Almeida apresentou a proposta para os pais. “Estamos felizes com a participação de tantos pais de alunos. É nas escolas que são construídos os saberes e a cidadania. Por isso, nosso projeto acontece nesses ambientes”. Já Paulo Duarte ressaltou a importância do Projeto Girassol. “É uma iniciativa intersetorial, que concretiza uma atenção especial às crianças e adolescentes. Esse trabalho foca a prevenção dos problemas relacionados ao uso do álcool e das drogas. Por isso, tem nosso apoio total”, afirmou. “Hoje estamos semeando, para depois colhermos os bons frutos que esse reconhecido projeto já está produzindo em nossa cidade”, disse a diretora da Escola, Nivaldete Guimarães Marinho.
O Projeto Girassol – A Viagem do Bem, foi implantado em 2015, na Escola Municipal Dona Cotinha, no Bairro Padre Libério, onde foi desenvolvido até 2016. Em 2017, mobilizou educadores, alunos e familiares da Escola Municipal Professor Amélia Guimarães (CAIC), no Santa Edwirges. Neste ano, ele foi levado às Escolas Municipais Professor Pedro Moreira Mendonça e Prefeito José Porfírio de Oliveira e também à Escola Estadual Vereador Francisco de Assis Viana, no distrito de Tavares de Minas.
São parceiros do Projeto Girassol a OAB – Pará de Minas, o Amor Exigente e comunidades terapêuticas cujos internos costumam dar testemunhos nas rodas de conversas.