Agora o controle do atendimento é feito por senhas. Objetivo é dar mais agilidade e conforto aos pacientes.
A UPA 24 horas de Pará de Minas agora tem um novo sistema de senhas e prontuário eletrônico. A novidade começou a funcionar na sexta-feira, 13 de abril. Agora, o paciente é direcionado para o atendimento médico por meio desses monitores. “Com esse sistema de senha, nós buscamos o melhor acompanhamento dos pacientes. Quando ele chega, vai para a triagem, recebe uma senha conforme a classificação de risco e depois é direcionado para o consultório”, disse o Secretário Municipal de Saúde Paulo Duarte.
O Prontuário Eletrônico da UPA faz parte da proposta da Prefeitura de Pará de Minas de implantar o sistema em toda a rede, como nas UBS’s, na Policlínica e no Casmuc. “Nós já iniciamos a licitação de compra dos aparelhos de informatização. Com esse recurso nós vamos comprar computadores, impressoras e tablets. Esse sistema que atua na UPA 24 horas será estendido para toda a rede. Todos os PSF’s, Casmuc e Policlínica terão o mesmo sistema de trabalho. Vamos trabalhar em uma rede integrada, com o mesmo modelo padronizado e com um único prontuário eletrônico. Se o paciente do PSF vir à UPA, por exemplo, o médico poderá abrir a ficha dele e saber todo o histórico”, explicou o Secretário.
O objetivo principal da Prefeitura de Pará de Minas é agilizar o atendimento e dar mais conforto aos pacientes. Assim, o tempo de espera poderá ser controlado com mais eficiência e as unidades poderão cumprir o que determina o Protocolo de Manchester. “Quando assumimos a unidade, ela tinha uma grande demanda de reclamações sobre o tempo de espera. Tínhamos pacientes que aguardavam atendimento por seis ou até oito horas. A partir daí começamos a fazer o controle disso por meio do novo modelo de gestão implementado na UPA. Hoje, o número de reclamações reduziu bastante porque conseguimos acelerar o atendimento. Assim, damos resposta mais rápida para a população. Mas, a gente não tinha o controle efetivo desse tempo, era feito de forma informal, sem sistema específico. Agora, o novo Prontuário Eletrônico vai nos fornecer relatórios completos do tempo de espera do paciente”, disse Paulo Duarte.
Em julho, a UPA 24 horas completa um ano de funcionamento. Com o novo sistema de gestão implantado no ano passado, a espera por atendimento e as reclamações diminuíram. “Mantemos o modelo de gestão para proporcionar qualidade no atendimento aos pacientes. Apesar disso, registramos um aumento no número de atendimentos. Há cinco meses tínhamos uma média de 220 pacientes diários, hoje excedemos os 300, chegando até a 390”, afirmou Geane Pinheiro, Diretora UPA 24 horas.