O sistema, graças ao uso da Inteligência Artificial, permite alto grau de detalhamento das imagens captadas
Prossegue em Pará de Minas, pela Prefeitura, a instalação do Olho Vivo. O alto grau de detalhamento das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade é o que diferencia o sistema que está sendo implantado aqui dos que são normalmente vistos na maioria dos municípios brasileiros. Os sistemas comuns permitem apenas a visualização das imagens capturadas. O de Pará de Minas possibilita, também, graças ao uso da Inteligência Artificial, a análise e a combinação das imagens de alta definição captadas pelas câmeras. Bastante modernas, elas permitem a identificação de placa, marca, cor dos veículos e até mesmo detalhes da roupas e a expressão facial de pessoas em circulação pelas vias públicas da cidade. Na primeira fase, o Sistema Olho Vivo de Pará de Minas terá 43 câmeras, das quais, 8 fixas e 35 móveis. Planejado para redimensionamento futuro, o sistema poderá chegar a 120 câmeras.
O engenheiro Benoni Costa, responsável pela empresa que está instalando o sistema, explica que a transmissão das imagens captadas são transmitidas, por rede ótica, em tempo real para a central de operações, no quartel da Polícia Militar. As imagens, que também são gravadas, contribuem para a tomada de decisões e para as ações dos policiais, com efeitos diretos na segurança pública.
O Prefeito Elias Diniz ressalta ainda que a aplicação do sistema vai além de garantir maior segurança para a população. Segundo ele, as imagens captadas poderão, inclusive, subsidiar a gestão do trânsito, do transporte público e de outros serviços públicos.