A abstinência e a socialização de dependentes químicos são temas abordados.
Prossegue na Fapam a Capacitação para Monitores e Coordenadores de Comunidades Terapêuticas, promovido pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD). Em Pará de Minas, a realização da qualificação, que era oferecida somente em Campinas, no interior paulista, foi possível graças à união do poder público municipal com os dois parceiros.
O treinamento está abordando temas da enfermagem, da psicologia, da administração e até mesmo da formação humana, em 51 módulos, que acontecem aos sábados, na FAPAM. Representantes de comunidades terapêuticas de Pará de Minas e de outros seis municípios da região participam dos encontros, que deverão terminar somente no final do primeiro semestre de 2019.
“Dentro das comunidades terapêuticas, deve haver alguém que tenha qualificação para lidar com questões relacionadas à abstinência, medicação, socialização e às relações humanas e às questões familiares do dependente químico que está ali, buscando sua recuperação”, explica Neide Maria de Almeida, Presidente do COMAD. Por essa razão, segundo ela, a qualificação é uma grande conquista para Pará de Minas e municípios vizinhos.
“O nosso objetivo é qualificar os coordenadores de comunidades terapêuticas que realizam um trabalho muito importante na nossa cidade, na recuperação de dependentes químicos. Era uma reivindicação antiga a realização desse curso em Pará de Minas. Desde 2017, estávamos trabalhando para promovê-lo aqui”, disse Vilson Antônio dos Santos, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.