![](https://parademinas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/liraa-resultado-preocupa.jpg)
Índice de infestação do Aedes aegypti subiu. Secretaria de Saúde quer apoio da população para que a cidade não enfrente uma epidemia de dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde finalizou mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de novembro. O resultado preocupa, a cidade passou de 1.3 para 2.5, índice que se enquadra em médio risco de epidemia. “Houve uma crescente expressiva. O LIRAa foi realizado logo após um período chuvoso, o que acaba causando o acúmulo de água em alguns locais. Estamos preocupados com esse número, mas o que preocupa mais é a falta de consciência da população. A nossa equipe tem feito seu trabalho por meio de visitas e mutirões de limpeza. Nós recolhemos toneladas de lixo e entulho nos bairros. Mas, em locais que acabaram de receber essas ações, foram encontrados focos. Em uma única residência, por exemplo, achamos 11. As pessoas, muitas vezes, não fazem o seu papel de eliminar os criadouros e se permanecer assim, nós não vamos conseguir controlar a doença”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Duarte.
Os bairros com maior índice de infestação foram Residencial Capanema, Santos Dumont e São Pedro. “Queremos muito cair para abaixo dos 0.9% que é baixo risco, mas precisamos da ajuda da população. Só a Prefeitura não consegue fazer todo o trabalho, a responsabilidade é também dos moradores”, disse Paulo.