Somente pacientes hospitalizados com síndrome respiratória grave e profissionais da saúde com sintomas respiratórios fazem o teste pela rede pública
De acordo com o boletim epidemiológico do coronavírus mais recente, divulgado às 11h18 desta terça-feira, 7 de abril, pela Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais possui 49.652 casos suspeitos, 559 confirmados, 100 óbitos em investigação e 11 óbitos confirmados. Esses números impressionam os mineiros, que cobram agilidade na liberação dos resultados dos exames laboratoriais. Até há poucos dias, somente a Fundação Ezequiel Dias (Funed) realizava o diagnóstico para identificação da COVID-19 em Minas Gerais, pela rede pública de saúde. Daí a demora na divulgação dos resultados.
De acordo com Maria de Lourdes Liguori, Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o prazo para a liberação dos resultados laboratoriais para a confirmação do coronavírus varia de 15 a 20 dias. De acordo com ela, os resultados poderão ser agilizados quando os testes rápidos forem disponibilizados para o Município. Diante dessa situação, no momento, conforme determinação do Ministério da Saúde, são realizados exames laboratoriais apenas para pacientes hospitalizados com síndrome respiratória grave e para profissionais da área da saúde com sintomas respiratórios.