Apesar das grandes dificuldades surgidas, o balanço das realizações do período tem um saldo positivo
Superação e resiliência. Segundo o Prefeito Elias Diniz, essas palavras sintetizam o enfrentamento dos muitos e variados desafios travados pela gestão municipal em Pará de Minas, entre 2017 e 2020. Apesar das grandes dificuldades surgidas, o balanço das realizações do período tem um saldo positivo. Como pode ser conferido na síntese da retrospectiva, diversas obras foram realizadas, inúmeras ações empreendidas nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurNÇA, esporte, cultura e meio ambiente consolidaram Pará de Minas como referência regional.
Logo no primeiro ano de trabalho, a dívida de R$ 50 milhões encontrada pela atual administração freou o ritmo das novas realizações planejadas. Desse total, foram quitados R$ 23 milhões, só em 2017.
No ano seguinte, diante de tantas ações necessárias, o fechamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição exigiu a concentração de esforços da Prefeitura, para que a centenária instituição continuasse a prestar serviços de saúde para a população de Pará de Minas e da região. Foi decretada a intervenção do Hospital e reabertas suas portas. O atendimento médico foi retomado de forma gradual e teve início a gestão compartilhada do HNSC.
Em 2019, logo em janeiro, o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, provocou a suspensão da captação de água no Rio Paraopeba. O Município agiu rápido e garantiu a reparação dos danos. Por meio do Ministério Público, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com a mineradora, assegurando a construção de uma nova adutora para abastecer Pará de Minas com água do Rio Pará. Com 47 quilômetros de extensão, ela é uma das maiores de Minas Gerais e vai permitir o abastecimento diário de 17 milhões de água, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico do Município, dando sustentação à instalação de empresas na cidade.
2020 começou com chuvas atípicas que provocaram grande destruição. Mais uma vez, o planejamento público teve que ser adequado para fazer frente às demandas surgidas. Graças ao equilíbrio financeiro e a decisão de realizar obras duradouras e definitivas, a Prefeitura, mais uma vez, realinhou seus projetos e construiu pontes na Rua Cardeal Hugolino e na Rua Celso Charuri, no bairro Senador Valadares, que haviam sido interditadas. Os antigos tubos ármicos existentes foram substituídos por sólidas pontes. Em março, com a chegada do novo coronavírus, a Prefeitura assumiu um enfrentamento sem precedentes na história do Município. Por meio de diversas ações, a COVID-19 tornou-se o alvo principal das ações da administração, consolidando a área da saúde como destaque. Com a missão de salvar vidas, a Prefeitura empreendeu um grande esforço para dotar o Hospital Nossa Senhora da Conceição de novos leitos de CTI e para construir o Hospital Municipal Padre Libério, voltado para atendimento aos casos suspeitos da doença.
Clique aqui e confira as principais realizações da retrospectiva 2017 – 2020.