Encontro ocorreu devido à previsão de fortes chuvas nos próximos dias e contou com a presença de diversos órgãos
Na manhã desta quinta-feira (6), o Prefeito Elias Diniz reuniu-se com secretários municipais, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Arsap, Ascipam e CDL para discutir ações de prevenção e enfrentamento às intensas chuvas previstas para os próximos dias. Durante o encontro, ele anunciou um programa social de habitação e um projeto de lei que isenta do IPTU famílias e comerciantes atingidos pelas chuvas.
Informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Climatempo sobre a previsão de fortes chuvas em Pará de Minas acenderam o alerta da Prefeitura, que além de promover a reunião de emergência realizou vistorias em diversos pontos da cidade na manhã desta quinta.
De acordo com o Prefeito Elias Diniz, o sistema de drenagem do Município não suporta o volume de água previsto. Por isso, a Prefeitura estabeleceu um plano de ação para o enfrentamento de possíveis problemas.
“Nós não queremos que aconteça o mesmo que no Norte de Minas, onde muitas cidades estão alagadas. Por isso, preferimos pecar pelo excesso do que pela omissão. Convocamos todos os envolvidos para apresentarmos nossas ações estratégicas para que tenhamos o mínimo de problemas possível”, disse.
Embora os pontos onde ocorrem mais alagamentos na cidade já sejam conhecidos, o Prefeito demonstrou preocupação também com a situação das lagoas, uma vez que em alguns pontos pode haver rompimento do solo. Além disso, ele fez um alerta à população para que evite transitar por áreas passíveis de alagamento, não coloque o lixo para fora durante a chuva e ligue para a Defesa Civil caso verifique o risco de queda de uma árvore ou de um barranco.
Ações pontuais
Algumas ações já vêm sendo tomadas pela Prefeitura para evitar que as chuvas tragam problemas à população. As famílias residentes no entorno do Córrego São Geraldo foram orientadas a deixar suas casas, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social oferecerá a elas um aluguel social.
Já a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura está preparada para colocar máquinas em determinados locais, caso seja necessário. Ela está empenhada em realizar a poda de árvores, retirando folhas e galhos que possam oferecer risco às pessoas ou aos veículos, a partir de informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que avalia a situação das árvores na cidade.
Elias Diniz informou que um projeto de lei está sendo apresentado à Câmara Municipal para isentar do pagamento do IPTU famílias e comerciantes cujos imóveis foram afetados pelas chuvas. Há também a intenção de construir casas populares para famílias em situação de vulnerabilidade.
“Em parte dos lotes que nós temos, pretendemos construir de 20 a 50 casas, que entrarão em um programa social de habitação. Com isso, convidaremos as pessoas a saírem dos locais de risco e transformaremos esses locais em parques”, explicou o Prefeito.